O jovem cineasta Damien Chazelle colhendo os louros por seu musical

No que diz respeito ao cinema, a entrega dos Globo de Ouro 2017, ocorrida neste domingo, 08, consagrou totalmente La La Land: Cantando Estações, filme que confirmou o favoritismo criado pelas diversas nominações, levando para casa nada menos que sete prêmios concedidos pela associação de imprensa estrangeira de Hollywood (HFPA – Hollywood Foreign Press Association). Aliás, o longa-metragem do jovem cineasta Damien Chazelle venceu em todas as categorias nas quais competiu. Um êxito e tanto. No quesito zebras, talvez a maior da vez realmente tenha sido Aaron Taylor Johnson eleito Melhor Ator Coadjuvante, por Animais Noturnos, quando a ampla expectativa era a de uma vitória de Mahershala Ali, por Moonlight: Sob a Luz do Luar. Por sua vez, o longa-metragem de Barry Jenkins ganhou o prêmio de Melhor Filme em Drama, derrubando o, para muitos, “já ganhou” de Manchester à Beira-Mar.

Numa cerimônia que se valeu moderadamente do talento cômico do apresentador Jimmy Fallon – ele que, ao menos, levou tudo com inteligência dentro da correria imposta pelo roteiro da festa – houve ótimos momentos, como o hilário esquete de Steve Carell e Kristen Wiig, no qual eles encenaram lembranças de dramas em meio às suas primeiras experiências com animações. Outro instante marcante foi a bonita declaração de admiração de Paul Verhoeven por Isabelle Huppert, a escolhida da noite como Melhor Atriz em Drama. O cineasta holandês, no palco para receber o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, rendeu homenagens à sua protagonista, ela que, visivelmente comovida, sorria agradecida na plateia. Não menos emocionantes foram as palavras de Viola Davis para Meryl Streep, agraciada com o troféu Cecil B. DeMille, láurea mais que merecida pelo conjunto da obra.

Meryl Streep emocionou com seu discurso terno e político

Entregues os Globos de Ouro, fica agora a expectativa quanto às indicações ao Oscar. Será que o triunfo acachapante de La La Land: Cantando Estações aponta inapelavelmente para uma aclamação também pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas? Façam desde já suas apostas.

 

Confira a seguir todos os vencedores nas categorias de cinema do Globo de Ouro 2017:

Melhor Filme em DramaMoonlight: Sob a Luz do Luar
Melhor Ator em Drama: Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar
Melhor Atriz em Drama: 
Isabelle Huppert, por Elle
Melhor Filme em Comédia/Musical: La La Land: Cantando Estações
Melhor Ator em Comédia/Musical: Ryan Gosling, por La La Land: Cantando Estações
Melhor Atriz em Comédia/Musical: Emma Stone, por La La Land: Cantando Estações
Melhor Ator Coadjuvante: Aaron Taylor Johnson, por Animais Noturnos
Melhor Atriz Coadjuvante: Viola Davis por, Fences
Melhor Direção: Damien Chazelle (La La Land: Cantando Estações)
Melhor Roteiro: La La Land: Cantando Estações (Damien Chazelle)
Melhor Trilha Sonora: Justin Hurwitz, por La La Land: Cantando Estações
Melhor Canção Original: “City of Stars“, de La La Land: Cantando Estações
Melhor Longa de Animação: Zootopia, de Byron Howard e Rich Moore
Melhor Filme Estrangeiro: Elle (Paul Verhoeven)

 

A lista completa de vencedores, inclusive com os melhores nas categorias de televisão, está disponível no site oficial do Globo de Ouro.

 

(Fonte: HFPA)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *