Pouco antes de a Covid-19 provocar a quarentena e o isolamento social, o Goethe-Institut São Paulo havia iniciado uma boa iniciativa para cinéfilos e estudantes: o Kinematik – Cinema Alemão em Movimentos, uma série de palestras gratuitas sobre a evolução do cinema na Alemanha, desde as primeiras produções do cinema mudo, passando pelo expressionismo e as guerras mundiais, até a produção recente.

Agora, diante da pandemia, a instituição propõe a continuidade do projeto em formato online. O site oficial do Goethe-Institut traz os detalhes do segundo encontro, a respeito do dadaísmo. Esta é a oportunidade de descobrir filmes raros de correntes abstratas e experimentais, além de conhecer em profundidade os clássicos Os Nibelungos (1924) e Metrópolis (1927).

 

 

LEIA MAIS
Kinematik :: Goethe-Institut SP promove curso gratuito sobre história do cinema alemão
Goethe-Institut SP promove evento para celebrar os 100 anos de O Gabinete do Dr. Caligari
“O Gabinete do Dr. Caligari é o filme mais importante da História do Cinema”, afirma Donny Correia

A discussão ocorre dia 18 de maio, entre 19h e 20h30. Os interessados devem preencher um formulário de cadastro para confirmarem a presença. O curso é ministrado por Donny Correia, crítico de cinema e doutor em história da arte pela USP.

A série de palestras sobre o cinema alemão se insere no quadro de programas culturais do Goethe-Institut, que inclui sessões de filmes mudos com orquestra ao vivo, exposições de arte relacionadas ao cinema alemão, discussões com artistas e debates regulares.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *