Charmoso evento cinematográfico do nordeste brasileiro, o Janela Internacional de Cinema foi apenas um dos vários que não aconteceram em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Enquanto algumas estruturas puderam ser adaptadas mais facilmente ao online, outras tiveram um pouco mais de dificuldades nesse sentido. Mas, a 13ª edição do acontecimento pernambucano já tem data para existir: de 06 a 10 de março, em âmbito online. A programação será possível em virtude do incentivo da Lei Aldir Blanc, via edital do Governo de Pernambuco, Fundarpe, Secult-PE, patrocínio da Prefeitura do Recife, e apoio do Consulado Geral da Alemanha no Recife e Centro Cultural Brasil Alemanha. Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux assinam a direção artística do festival.

LEIA MAIS
Panorama Internacional Coisa de Cinema :: Edição online começa em 24 de fevereiro
Nesta sexta-feira, o cineasta Luiz Sérgio Person ganha homenagem online
Festival Férias Brasileiras exibe filmes infantis gratuitos online

Em 2021, o Janela Internacional de Cinema vai explorar o tema “Eu Me Lembro”, assim valorizando a relevância das memórias individuais e coletivas. Além da exibição dos filmes, o festival contará com intervenções urbanas e atividades remotas completamente gratuitas. Entre elas, aulas de cinema e outras atividades de formação. Tradicionalmente, o Janela tem como palcos os tradicionais Cinema São Luiz e a Fundação Joaquim Nabuco. No comunicado enviado à imprensa com a confirmação da edição 2021 não foi especificado em qual plataforma os filmes serão disponibilizados e tampouco anunciados os selecionados. Mas, fique de olho por aqui para saber tudo sobre 0 13º Janela Internacional de Cinema.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *