James Foley, cineasta estadunidense, faleceu na última terça-feira, 06, em sua casa, em Los Angeles, Califórnia, EUA. Segundo informações da Variety e do The Hollywood Reporter, Foley faleceu pacificamente enquanto dormia. Vale lembrar que o realizador lutava contra um câncer no cérebro há anos. Nascido em Nova York, em 1953, o diretor atuou entre o início dos anos 1980 e o final dos anos 2010. A seguir, relembre sua trajetória!
Filho de um advogado, James Foley formou-se em Psicologia pela Universidade Estadual de Nova York. Embora inicialmente planejasse seguir a carreira médica, optou pelo cinema e concluiu, em 1979, o mestrado em estudos e produção cinematográfica na Universidade do Sul da Califórnia. No último ano do curso, teve um curta exibido durante uma festa, atraindo a atenção do diretor Hal Ashby, que o ajudou a se estabelecer no meio. Em 1984, Foley debutou no comando de longas com Jovens sem Rumo.
Já em 1985, iniciou uma sólida parceria com Madonna. Foley diversos projetos audiovisuais da diva pop, entre eles Madonna: Dress You Up (1985), Madonna: Papa Don’t Preach (1986) e Madonna: The Immaculate Collection (1990), além do longa Quem é Essa Garota? (1987).
O auge de Foley aconteceu entre a segunda metade dos anos 1980 e o início dos anos 1990. Nessa época, trabalhou em Caminhos Violentos (1986), Dominados pelo Desejo (1990) e O Sucesso a Qualquer Preço (1992).
No primeiro, dirigiu Sean Penn e Christopher Walken em um drama criminal tenso e emocionalmente carregado. No segundo, com Jason Patric, Rachel Ward e Bruce Dern no elenco, explorou o noir contemporâneo com delicadeza e inquietação. Já no terceiro, estrelado por Al Pacino e Jack Lemmon, adaptou a peça de David Mamet.
Na TV, dirigiu episódios de séries premiadas. Na lista estão Twin Peaks, em 1991, Hannibal, em 2013, House of Cards, entre 2013 e 2015, e Billions, em 2016. Para as novas gerações, ficou popular por dirigir dois filmes da saga Cinquenta Tons de Cinza: Cinquenta Tons Mais Escuros, em 2017, e Cinquenta Tons de Liberdade, em 2018. A aposta de 2018, aliás, foi sua última contribuição. Ele deixa deixa três irmãos e um sobrinho. Ele era solteiro e não teve filhos.
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!