James Foley, cineasta estadunidense, faleceu na última terça-feira, 06, em sua casa, em Los Angeles, Califórnia, EUA. Segundo informações da Variety e do The Hollywood Reporter, Foley faleceu pacificamente enquanto dormia. Vale lembrar que o realizador lutava contra um câncer no cérebro há anos. Nascido em Nova York, em 1953, o diretor atuou entre o início dos anos 1980 e o final dos anos 2010. A seguir, relembre sua trajetória!
JAMES FOLEY: INÍCIO
Filho de um advogado, James Foley formou-se em Psicologia pela Universidade Estadual de Nova York. Embora inicialmente planejasse seguir a carreira médica, optou pelo cinema e concluiu, em 1979, o mestrado em estudos e produção cinematográfica na Universidade do Sul da Califórnia. No último ano do curso, teve um curta exibido durante uma festa, atraindo a atenção do diretor Hal Ashby, que o ajudou a se estabelecer no meio. Em 1984, Foley debutou no comando de longas com Jovens sem Rumo.
JAMES FOLEY: PARCERIA COM MADONNA
Já em 1985, iniciou uma sólida parceria com Madonna. Foley diversos projetos audiovisuais da diva pop, entre eles Madonna: Dress You Up (1985), Madonna: Papa Don’t Preach (1986) e Madonna: The Immaculate Collection (1990), além do longa Quem é Essa Garota? (1987).

JAMES FOLEY: PROJETOS DE DESTAQUE
O auge de Foley aconteceu entre a segunda metade dos anos 1980 e o início dos anos 1990. Nessa época, trabalhou em Caminhos Violentos (1986), Dominados pelo Desejo (1990) e O Sucesso a Qualquer Preço (1992).
No primeiro, dirigiu Sean Penn e Christopher Walken em um drama criminal tenso e emocionalmente carregado. No segundo, com Jason Patric, Rachel Ward e Bruce Dern no elenco, explorou o noir contemporâneo com delicadeza e inquietação. Já no terceiro, estrelado por Al Pacino e Jack Lemmon, adaptou a peça de David Mamet.

Na TV, dirigiu episódios de séries premiadas. Na lista estão Twin Peaks, em 1991, Hannibal, em 2013, House of Cards, entre 2013 e 2015, e Billions, em 2016. Para as novas gerações, ficou popular por dirigir dois filmes da saga Cinquenta Tons de Cinza: Cinquenta Tons Mais Escuros, em 2017, e Cinquenta Tons de Liberdade, em 2018. A aposta de 2018, aliás, foi sua última contribuição. Ele deixa deixa três irmãos e um sobrinho. Ele era solteiro e não teve filhos.
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- James Foley, diretor de filmes com Al Pacino, Sean Penn e Madonna, morre aos 71 anos - 9 de maio de 2025
- Domingo Maior (11/05) :: Mafia Mamma: De Repente Criminosa é um dos poucos filmes com mulheres no centro do sindicato do crime italiano. Descubra outros! - 9 de maio de 2025
- O Eternauta :: T01 - 9 de maio de 2025
Deixe um comentário