Quem, assim como Guillermo del Toro, é fã de filmes de monstro não pode perder esta. O Instituto Moreira Salles de São Paulo (Avenida Paulista, 2424) vai exibir o clássico O Monstro da Lagoa Negra nos dias 3, 8, 10 e 18 de fevereiro. Já no IMS do Rio (Rua Marquês de São Vicente, 476) as exibições ocorrem nos dias 3 e 24 de fevereiro. E o que é melhor: em 3D, formato em que o longa-metragem de Jack Arnold foi originalmente lançado em 1954.

Uma das principais inspirações de A Forma da Água, O Monstro da Lagoa Negra conta a história de um grupo de pesquisadores liderados pelo dr. David Reed, que captura, durante uma expedição científica no rio Amazonas, uma estranha criatura que pode ser o elo perdido entre os anfíbios e os humanos. O monstro, no entanto, desenvolve uma obsessão por Kay, namorada do dr. Reed. Teve duas sequências: A Revanche do Monstro (1955) e The Creature Walks Among Us (1956) [em tradução livre, A Criatura Caminha Entre Nós].

Para Kleber Mendonça Filho, curador de cinema do IMS, ambos os filmes retratam “um certo estado de mundo e dos Estados Unidos nos anos 1950, com detalhes que não parecem ter envelhecido: a ameaça nuclear da Guerra Fria, o medo do “outro”, do ‘estrangeiro’”.

 

(Fonte: Comunicação IMS)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *