20230206 viola davis papo de cinema

A noite deste domingo, 05, foi repleta de emoções na festa da entrega da edição 2023 do Grammy, considerada a maior premiação da música norte-americana. Teve até gostinho e ginga brasileira, afinal de contas Anitta estava indicada ao Grammy de Artista Revelação, mas infelizmente não levou (a vencedora foi a cantora de jazz norte-americana Samara Joy). Contudo, estar entre a nata do showbizz da música mundial mostra o tamanho que a cantora brasileira alcançou a nível global. Mas, você pode estar se perguntando: porque cargas d’água um site especializado em cinema e séries está falando da festividade musical. Primeiro, porque há categorias no Grammy que celebram canções compostas para acompanhar produções audiovisuais (os vencedores estão listados abaixo). Segundo, porque uma das principais figuras da atualidade do cinema mundial alcançou um feito e tanto no Grammy.

LEIA MAIS
Mostra de Tiradentes 2023 :: As Linhas da Minha Mão vence a Mostra Aurora
Prêmio Lumière 2023 :: La Nuit du 12 triunfa na festa do cinema francês. Confira a lista dos vencedores
Podcast #90 :: Globo de Ouro 2023

Ao vencer o Grammy de Melhor Audiolivro, Narração ou Gravação Narrativa, pela versão audiolivro do seu livro autobiográfico Em Busca de MimViola Davis entrou para o seletíssimo grupo dos EGOT, ou seja, das personalidades que venceram ao menos uma vez todas as quatro principais premiações do entretenimento norte-americano: Emmy (Televisão), Grammy (Música), Oscar (Cinema) e Tony Awards (Teatro). Viola venceu o Emmy 2015 como Melhor Atriz em Série de Drama por How to Get Away With Murder (2014-2020); o Grammy 2023 pelo audiolivro de Em Busca de Mim; o Oscar 2017 como Melhor Atriz Coadjuvante por Um Limite Entre Nós (2016); e o Tony duas vezes: em 2001 como Melhor Participação Especial em peça, por King Hedley II, e em 2010 como Melhor Atriz em Peça por Fences (peça que deu origem a Um Limite Entre Nós). Antes de Viola Davis, tinham entrado para o grupo dos EGOT: Richard Rodgers, Helen Hayes, Rita Moreno, John Gielgud, Audrey Hepburn, Marvin Hamlisch,  Jonathan Tunick, Mel Brooks, Mike Nichols, Whoopi Goldberg, Scott Rudin, Barbra Streisand, Liza Minnelli, James Earl Jones, Robert Lopez, Harry Belafonte, Quincy Jones, John Legend, Alan Menken e Jennifer Hudson.

20230206 egot winners papo de cinema

Antes de passarmos à lista dos vencedores do Grammy Awards nas categorias pertinentes a cinema e TV, vale destacar ainda que a edição 2023 também ficará marcada como aquela que coroou Beyoncé Knowles como a maior vencedora do Grammy. Com as vitórias deste ano, ela chegou a impressionantes 32 estatuetas, então superando a marca de 31 Grammy do maestro Georg Solti. Agora, sem mais delongas, vamos à lista prometida.

Melhor filme de música
Jazz Fest: Uma História em Nova Orleans

Melhor compilação de trilha sonora para mídia visual
Encanto (vários artistas)

Trilha sonora para mídia visual (incluindo filme e TV)
Germaine Franco, por Encanto

Melhor canção para mídia visual
“We Don’t Talk About Bruno”, de Encanto 

20211201 encanto papo de cinema e1638340970438

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *