No último dia 08, o ator norte-americano Fred Ward faleceu, aos 79 anos, nos EUA. A informação, no entanto, foi confirmada apenas na última sexta-feita, 13, pelo empresário do artista. A causa da morte não foi revelada. Tendo começado sua carreira nos anos 1970, Ward ficou conhecido internacionalmente por seu trabalho no horror O Ataque dos Vermes Malditos (1990), ao lado de Kevin Bacon. Bacon, inclusive, homenageou o ator em sua conta no twitter. “Tão triste ouvir sobre Fred Ward. Quando se trata de lutar contra vermes subterrâneos, eu não poderia ter pedido um parceiro melhor. Sempre me lembrarei de conversar sobre seu amor por Django Reinhardt e guitarra de jazz durante nossos longos dias quentes no deserto. Descanse em paz Fred”, disse o artista indicado ao Emmy.

Nascido em 1942, Fred serviu na Força Aérea dos Estados Unidos e foi boxeador antes de partir para carreira de ator. Debutou no cinema em 1974, fazendo uma ponta na comédia dramática Ginger in the Morning. No ano seguinte, atuou com Jeff Bridges em Do Oeste para a Fama (1975). Foi nos anos 1980 que começou a ganhar maior destaque na indústria ao protagonizar Remo, Desarmado e Perigoso (1985). Nesta mesma época, esteve no elenco de produções premiadas, como Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983), vencedor de 4 Oscars, e de Silkwood: Retrato de uma Coragem (1984), ao lado de Meryl Streep e Cher. Outro destaque de sua carreira como protagonista foi o drama Henry & June: Delírios Eróticos (1990), no qual interpretou o escritor Henry Miller.

Entretanto, foi a visibilidade alcançada por estes trabalhos que lhe possibilitou uma importante parceria com o diretor Robert Altman, que o chamou para dois dos seus mais importantes longas: a sátira O Jogador (1992) e a comédia dramática Short Cuts: Cenas da Vida (1993). Com este último, aliás, Ward acabou faturando sua principais condecorações da carreira, vencendo o Troféu Copa Volpi como parte do elenco no Festival de Veneza 1993 e um prêmio especial no Globo de Ouro 1994, também pelo trabalho em equipe.

LEIA MAIS
Astro francês Jacques Perrin morre aos 80 anos
Atriz Suzana Faíni morre aos 89 anos no Rio de Janeiro
Cineasta Arnaldo Jabor morre aos 81 anos em São Paulo

Vale lembrar que Fred chegou a reprisar o papel de Earl Bass na segunda empreitada da saga Vermes Malditos com O Ataque dos Vermes Malditos 2: Os Vermes Estão de Volta (1996), trabalhou no sci-fi Reação em Cadeia (1996) e, ainda, sobrou tempo para participar de um episódio da série Grey’s Anatomy, em 2006, dando vida a Denny Duquette. Sua última aparição nas telas foi na segunda temporada de True Detective, em 2015. 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *