O mais popular evento destinado à reverenciar o cinema francês está de volta! O Festival Varilux 2020 confirmou sua programação para 19 de novembro até 03 de dezembro, nos cinemas. Segundo os curadores e diretores, Emmanuelle e Christian Boudier, o evento irá “respeitar todos os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde para oferecer segurança ao público e aos envolvidos”. Em sua 11ª edição, o Varilux exibirá um documentário e 18 longas de ficção com gêneros de comédia, drama e animação. E, neste ano, o anúncio dos títulos selecionados foram divulgados de uma forma diferente, por meio de uma vinheta especial.

Entre os destaques, estão filmes como A Boa Esposa (2020), de Martin Provost, estrelado por Juliette Binoche, O Sal das Lágrimas (2020), de Philippe Garrel, Persona Non Grata (2019), direção de Roschdy Zem, e Verão de 85 (2020), de François Ozon. Outra obra que merece atenção é A Garota da Pulseira (2019). Muito comentada no Festival de Locarno 2019, a trama de Stéphane Demoustier acompanha uma jovem de 18 anos acusada pelo assassinato de sua melhor amiga.

A reabertura dos cinemas na França, desde o dia 22 de junho, permitiu o lançamento de vários longas-metragens franceses novos, que estarão disponíveis para o festival no Brasil em novembro. Com trilha sonora do clássico Acossado (1960), obra de estreia de Jean-Luc Godard que completa 60 anos em 2020 (que também será reapresentado neste ano), confira o vídeo oficial do Festival Varilux 2020 abaixo:

Vale lembrar que ainda não há um número definido de cidades e de cinemas participantes. Devido à pandemia do novo coronavírus, alguns cinemas terão a opção de programar o festival em datas diferentes – até o final de fevereiro de 2021. A seleção será proposta aos 120 cinemas, presentes em 86 cidades, que também participaram do festival em 2019.

Para assistir aos longas, basta acessar o link oficial. Nele, também estão disponíveis 50 grandes filmes das últimas edições. O catálogo possui histórias de comédia, drama, história e fantasia, além de especiais infantis. Ah! E não esqueça de continuar acompanhando o Papo de Cinema para conferir todas as novidades da programação, críticas dos filmes e entrevistas exclusivas!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *