20221007 festival do rio papo de cinema

Programado para acontecer entre 05 e 15 de outubro, o Festival do Rio 2023 anunciou nesta segunda-feira, 04, os filmes selecionados para a Première Brasil, uma das seções mais importantes e concorridas do evento que acontece na capital fluminense apelidada carinhosamente de Cidade Maravilhosa. Ao todo serão 90 filmes, entre curtas e longas-metragens, produzidos ou co-produzidos pelo Brasil. Se destacam na seleção Mussum: O Filmis (2023), grande vencedor do Festival de Gramado 2023, além de Pedágio (2023), de Carolina Markowicz, – que terá sua première mundial durante o Festival de Toronto -, Sem Coração (2023), de Nara Normande e Tião – cuja primeira exibição acontecerá nesta terça-feira, 05, no Festival de Veneza, e A Flor do Buriti (2023), de João Salaviza e Renée Nader Messora, premiado de Cannes com a estatueta de melhor equipe (Prix d’Ensemble) da mostra Um Certo Olhar.  Confira abaixo os filmes da Première Brasil do Festival do Rio 2023.

LEIA MAIS
Curta Caicó 2023 :: Anunciados os filmes selecionados à 6ª edição do evento
Festival de Toronto 2023 :: Divulgados os filmes selecionados. Confira
Sem Coração :: Longa brasileiro é selecionado para o Festival de Veneza 2023

PREMIÈRE BRASIL – COMPETIÇÃO

Competição Longas de Ficção

Ana, de Marcus Faustini
A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito
A Festa de Léo, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo
As Polacas, de João Jardim
Até Que a Música Pare, de Cristiane Oliveira
Cinco da Tarde, de Eduardo Nunes
Estranho Caminho, de Guto Parente
Levante, de Lillah Halla
O Dia Que Te Conheci, de André Novais Oliveira
O Mensageiro, de Lúcia Murat
Onoff, de Lírio Ferreira
Pedágio, de Carolina Markowicz
Sem Coração, de Nara Normande e Tião

Competição Longas Documentários
Assexybilidade, de Daniel Gonçalves
Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos
Helô, de Lula Buarque de Hollanda
Línguas da Nossa Língua, de Estevão Ciavatta
O Coro do Te-Ato, de Stella Oswaldo Cruz Penido
Othelo: O Grande, de Lucas H. Rossi dos Santos
Utopia Tropical, de João Amorim

Hors Concours
A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora
A Paixão Segundo G.H., de Luiz Fernando Carvalho
Leme do Destino, de Julio Bressane
Meu Nome é Gal, de Dandara Ferreira e Lô Politi
Meu Sangue Ferve Por Você, de Paulo Machline
Mussum: O Filmis, de Sílvio Guindane
O Diabo da Rua no Meio do Redemunho, de Bia Lessa

Gala de Encerramento
O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini

Competição Curtas
A Lama da Mãe Morta, de Camilo Pellegrini
Bença, de Mano Cappu
Cabana, de Adriana de Faria
Cassandra, de Paula Granato
Deixa, de Mariana Jaspe
Diamantes de Acayaca, de Francisco Nora Franco e Fernanda Roque
Engole o Choro, de Fábio Rodrigo
Mergulho, de Marton Olympio e Anderson Jesus
Nina e o Abismo, de Alice Name-Bontempo
Onde a Floresta Acaba, de Otavio Cury
Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli
Pequenas Insurreições, de William de Oliveira
Quarto de Hotel, de Marcelo Ribas Grabowsky e Mauro Pinheiro Jr.
Thuë Pihi Kuuwi: Uma Mulher Pensando, de Aida Harika Yanomami, Roseane Yariana Yanomami e Edmar Tokorino Yanomami
Tudo o Que Cresce e Voa, de Maria Fanchin
Vão das Almas, de Edileuza Penha e Santiago Dellape

PREMIÈRE BRASIL – COMPETIÇÃO NOVOS RUMOS

Competição Novos Rumos Longas
Atmosfera, de Paulo Caldas
Bizarros Peixes das Fossas Abissais, de Marão
Eu sou Maria, de Clara Linhart
Iracemas, de Tuca Siqueira
Nada Será Como Antes, de Ana Rieper
Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges
Termodielétrico, de Ana Costa Ribeiro
Tudo Que Você Podia Ser, de Ricardo Alves Jr

Competição Curtas Novos Rumos
A Alma das Coisas, de Douglas Soares e Felipe Herzog
As Miçangas, de Rafaela Camelo e Emanuel Lavor
Castanho, de Adanilo
Dependências, de Luísa Arraes
Erva de Gato, de Novíssimo Edgar
Jaguanum, de Samuel Lobo
Queime Este Corpo, de Denis Cisma e Mauricio Bouzon
Se Precisar de Algo, de Mariana Cobra

PREMIÈRE BRASIL RETRATOS

Longas Retratos
Aretha no Everest, de Roberta Estrela D’Alva e Tatiana Lohmann
Dois Sertões, de Caio Resende e Fabiana Leite
Nas Ondas de Dorival Caymmi, de Locca Faria
Nelson Pereira dos Santos: Vida de Cinema, de Ivelise Ferreira e Aída Marques
Peréio, Eu Te Odeio, de Tasso Dourado e Allan Sieber
Rio da Dúvida, de Joel Pizzini
Roberto Farias: Memórias de um Cineasta, de Marise Farias
Samuel Wainer, de Dario Menezes

Curtas Retratos
A Edição do Nordeste, de Pedro Fiuza
Arruma um Pessoal pra Gente Botar uma Macumba num Disco, de Chico Serra
Celebrazione, de Luís Carlos Lacerda
Macaléia, de Rejane Zilles
Teatro de Máscaras, de Eduardo Ades

PREMIÈRE BRASIL O ESTADO DAS COISAS

Longas O Estado das Coisas
Aqui en la Frontera, de Marcela Ulhoa e Daniel Tancredi
Bye, Bye Amazônia, de Neville D’Almeida
Corpos Invisíveis, de Quézia Lopes
Incompatível Com a Vida, de Eliza Capai
Rapacidade, de Julia de Simone e Ricardo Pretti
Rejeito, de Pedro de Filippis
Toda Noite Estarei Lá, de Tati Franklin e Suellen Vasconcelos

Curtas O Estado das Coisas
Quarta-Feira, de Bárbara Santos e João Pedro Prado
Camorim, de Renan Barbosa Brandão
Por Favor Leiam Para Que Eu Descanse Em Paz, de Anna Costa e Silva e Nanda Félix
Yãmî Yah-Pá: Fim da Noite, de Vladimir Seixas

Exibicão Especial de Curtas
Aquela Mulher, de Cristina Lago e Marina Erlanger
Ficção Suburbana, de Rossandra Leone
Helena de Guaratiba, de Karen Black
Noturna, de Gabriela Poester
O Chá de Alice, de Simone Spoladore

Sessões Especiais
Fala, Tu, de Guilherme Coelho (aniversário 20 anos)
Quantos dias quantas noites, de Cacau Rhoden

Itinerários Únicos
Egili: Rainha Retinta do Carnaval, de Carolina Reucker
Mulheres Radicais, de Isabel Nascimento Silva
Raoni, Uma Amizade Improvável, de Jean-Pierre Dutilleux

Coproduções com o Brasil
Los Delincuentes, de Rodrigo Moreno (Brasil/Argentina/Luxemburgo/Chile)
Los de Abajo / Os de Baixo, de Alejandro Quiroga Guerra (Brasil/Argentina/Bolívia/Colômbia)
Posto Avançado, de Edoardo Morabito (Brasil/Itália)
Puan, de Benjamín Naishtat e María Alché (Brasil/ Argentina/França/Itália/Alemanha)
Scab Vendor: The Life and Times of Jonathan Shaw, de Mariana Thomé, Lucas de Barros (Brasil/EUA)
Somos Guardiões, de Edivan Guajajara, Chelsea Greene e Rob Grobman (Brasil/EUA)
The Ballad of a Hustler (Sem Pátria), de Heitor Dhalia (Brasil/EUA)
The Human Surge 3 (O Auge do Humano 3), de Eduardo “Teddy” Williams (Brasil /Taiwan/Argentina/Portugal/Holanda/Peru/Hong Kong/Sri Lanka)
Nas Pegadas de Mengele, de Alejandro Venturini e Tomás de Leone (Brasil/Argentina)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *