12 nov

Festival de Cinema Russo estreia em 10 de dezembro

Em 10 de dezembro, o Brasil vai sediar pela primeira vez uma edição do Festival de Cinema Russo – Russian Film Festival. O evento é organizado pela ROSKINO, especializada em promover o cinema russo contemporâneo em diversos países do mundo – Espanha, México e Austrália também apresentam edições nos dois últimos meses de 2020.

Até o dia 30 de dezembro, serão apresentados oito longas-metragens de diferentes estilos, com legendas em português, e em versão dublada para animações infantis. Os títulos serão divulgados à imprensa nos próximos dias. As exibições ocorrem por meio da Spcine Play, plataforma de streaming gratuita, e responsável pelas principais parcerias com festivais independentes, tanto nacionais quanto internacionais.

LEIA MAIS
Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, é selecionado em festival na Rússia
O Chão Sob Meus Pés :: Drama psicológico estreia diretamente em streaming
O Conto das Três Irmãs :: Confira o cartaz brasileiro e o trailer legendado do filme turco (Exclusivo)

 

 

“A programação do Festival, que exibe desde animação e suspense até filmes autorais, é adaptada para atender aos interesses de um grande público de diferentes idades e com várias preferências em gêneros cinematográficos”, explica à imprensa a CEO da Roskino, Evgenia Markova. “No futuro, planejamos implementar um formato híbrido do Festival de Cinema Russo, combinando eventos online e offline”.

Em 2019, o circuito exibidor brasileiro recebeu sete longas-metragens russos, cujos resultados de bilheteria colocaram o Brasil entre os dez maiores mercados estrangeiros para o cinema russo. Séries como To the Lake (2019), da Netflix, têm contribuído a popularizar a produção local mundo afora, de acordo com os organizadores.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *