21 nov

Festival de Cinema Italiano 2022 :: Destaques de Cannes, Veneza, Berlim e Locarno estão disponíveis

O Festival de Cinema Italiano 2022 acontece no Brasil de 04 de novembro a 04 de dezembro de modo híbrido, ou seja, com sessões presenciais e online completamente gratuitas. Iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Embaixada da Itália e a rede consular italiana no Brasil, ela conta com a exibição de 33 longas-metragens (a maioria deles inédita no circuito brasileiro) e ainda com a retrospectiva Musas do Cinema Italiano (sobre a qual você confere um pouco mais nas notícias relacionadas abaixo). É uma oportunidade excepcional para conhecer novos expoentes da cinematografia italiana e ainda reverenciar os clássicos que fizeram da Itália um dos principais produtores de cinema do mundo.

LEIA MAIS
Festival de Cinema Italiano 2022 :: Mostra de clássicos reverencia as musas italianas
Festival de Cinema Italiano 2022 :: Seleção traz filmes inéditos e clássicos em exibições presenciais e online

Neste ano, a versão presencial acontecerá em 49 salas, situadas em cerca de 38 cidades do Brasil (ver lista no fim desta matéria). Além disso, os filmes estarão disponíveis no streaming, em todo território nacional, na plataforma que pode ser acessada no site do festival (clicando aqui). Entre os destaques da seleção do Festival de Cinema Italiano 2022 está Nostalgia (2022), longa-metragem de Marco Martone que teve sua première mundial no Festival de Cannes (ele concorreu à Palma de Ouro). Selecionada para a Itália para representá-la no Oscar 2023, a produção é a única entre os 33 filmes selecionados que terá apenas exibições presenciais no evento. A lista completa das obras disponíveis pode ser acessada clicando aqui.

Yaya e Lennie

O Festival de Cinema Italiano 2022 conta com exemplares inéditos no Brasil, entre eles alguns que fizeram bonito em festivais internacionais de prestígio. Diretamente Festival de Veneza vêm Seca (2022), de Paolo Virzì, ganhador dos prêmios Francesco Pasinetti 2022, dado pelos Jornalistas Cinematográficos Italianos, e Soundtrack Stars Award de melhor trilha sonora, além da comédia Água e Anis (2022), de Corrado Ceron. Do festival de Berlim chega Carrossel (2022), de Chiara Bellosi. Já do Festival de Locarno, outro dos grandes eventos europeus, serão apresentados: a animação Yaya e Lennie: The Walking Liberty (2022), de Alessandro Rak; o drama Os Gigantes (2022), dirigido e protagonizado por Bonifacio Angius; e O Colibri (2022), de Francesca Archibugi, que também traz Pierfrancesco Favino e o famoso cineasta Nanni Moretti no seu elenco.

Seca

A versão presencial do Festival de Cinema Italiano 2022 acontecerá nas seguintes cidades: Campinas (SP), Cuiabá (MT), Mococa (SP), Porto Velho (RO), Porto Velho (RO), Rio Claro (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), Jacutinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), São João Del Rei (MG), Uberaba (MG),Uberlândia (MG), Búzios (RJ), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Curitiba (PR), Joinville (SC), Nova Venezia (SC), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Brasília (DF), Anápolis (GO), Belém (PA), Caldas Novas (GO), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Jataí (GO), Manaus (AM), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), e Santa Maria (RS).

Marcelo Müller

Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *