Domingo Maior (11/05) :: Mafia Mamma: De Repente Criminosa é um dos poucos filmes com mulheres no centro do sindicato do crime italiano. Descubra outros!

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Neste próximo Domingo Maior, 11, será exibido Mafia Mamma: De Repente Criminosa, comédia que coloca uma mulher no centro do império do crime italiano, algo pouco comum em filmes do gênero. O longa subverte as expectativas ao dar à protagonista feminina o poder que normalmente seria reservado aos homens. Mas Mafia Mamma não é a única obra que explora o papel das mulheres no mundo do crime organizado. Quer saber mais? Então, siga o fio!

DOMINGO MAIOR: MAFIA MAMMA

Uma mãe suburbana (Toni Collette) herda o império da máfia de seu falecido avô na Itália. Guiada pelo consigliere de confiança da empresa, ela desafia de forma hilária as expectativas de todos ao se ver presa no meio de uma guerra mortal de máfias.

Domingo Maior: Mafia Mamma: De Repente Criminosa

MULHERES E A MÁFIA NO AUDIOVISUAL

Ao longo da história do cinema, a representação das mulheres no universo da máfia italiana sempre foi limitada. Elas frequentemente apareciam como figuras secundárias, como esposas, amantes ou vítimas de uma estrutura dominada por homens. Filmes como O Poderoso Chefão (1972) e suas sequências retratam as mulheres principalmente no papel de suporte emocional, raramente assumindo funções ativas no comando do crime organizado.

Domingo Maior: Mafia Mamma: De Repente Criminosa

No entanto, a realidade é bem mais complexa. Embora as mulheres não ocupassem formalmente posições de liderança, muitas desempenhavam papéis essenciais nos bastidores das organizações criminosas. Figuras como Ninetta Bagarella, esposa de Salvatore Riina, mostram que as mulheres podiam influenciar decisões e até mesmo tomar as rédeas da máfia em momentos de crise.

Nos últimos anos, algumas produções começaram a quebrar os estereótipos e apresentar mulheres no centro das histórias de máfia. Um exemplo notável é A Siciliana Rebelde (2008), que conta a história real de Rita Atria, jovem que desafia a Cosa Nostra ao denunciar os mafiosos responsáveis pela morte de sua família. Rita representa uma mudança importante, mostrando uma mulher que combate o poder da máfia de dentro. Outros projetos, como a série Gomorra (2014-2021), também exploram a presença feminina no mundo da máfia de maneira mais complexa. Imma Savastano (vivida por Maria Pia Calzone), personagem central na série, é mulher que assume papel decisivo dentro da organização quando seu marido, Pietro, é preso.

Gostou do conteúdo sobre o Domingo Maior? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br