Depois de dois anos acontecendo apenas virtualmente por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o DOCSP – Encontro Internacional de Documentários de São Paulo está sendo realizado neste ano em formato híbrido, ou seja, presencialmente e online. De 31 de outubro a 11 de novembro, a oitava edição desse que é um dos principais encontros sobre documentário da América Latina conta, entre tantas atrações, com duas mostras, justamente uma presencial e outra online. Trata-se de uma ótima oportunidade para não apenas conferir um recorte importante sobre a variedade documental, mas também a fim de promover discussões sobre essas formas.

LEIA MAIS
DOCSP 2022 :: Destaques online e presenciais da última semana do evento
DOCSP 2022 :: Seminários presenciais discutem pesquisa, negritude e hibridismo no documentário
DOCSP 2022 :: Seminários online com Gabriel Uchida e Vincent Carelli. Açucena disponível

Para quem está em São Paulo, a pedida é conferir a exibição presencial de dois filmes bastante instigantes nos dias 10 e 11. No dia 10, a partir das 19h, será projetado Filme Particular (2022), de Janaína Nagata, e no dia 11, a partir das 19h, a sessão será a de Bosco (2022), produção Uruguai-Itália dirigida por Alicia Cano Menoni. Logo após as sessões haverá conversa com as diretoras e parte das equipes. A Mostra Presencial DOCSP conta com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. A reserva de ingressos é gratuita (confira todas as informações no serviço abaixo).

Já a Mostra online DOCSP, responsável por iniciar o evento em 31 de outubro, leva ao público uma seleção de quatro longas-metragens e seis curtas gratuitamente disponíveis na plataforma Bambozila (você pode acessar clicando aqui). Os quatro longas são os premiados Adeus, Capitão (2022), Corumbiara (2009) e Martírio (2016), de Vincent Carelli, e Açucena (2021), de Isaac Donato. Já entre os curtas, três deles fazem parte do foco Chloé Galibert-Laîne e outros três fazem parte do foco Narrativas Afirmativas. As atrações online também contemplaram seminários com especialistas na área. Eles aconteceram de 03 a 07 de novembro e contaram com o apoio do Consulado Geral da França no Brasil. Conversamos com o curador do DOCSP, o crítico e professor Cleber Eduardo, sobre as motivações da curadoria e como se deu esse processo de escolha dos filmes a serem exibidos e posteriormente debatidos. O resultado você pode conferir com exclusividade logo abaixo no podcast que gravamos especialmente sobre o evento.

SERVIÇO DAS MOSTRAS ONLINE E PRESENCIAL

MOSTRA Online DOCSP
31 OUT – 11 NOV
Acesse pela Bombozila – Plataforma Oficial Mostra DOCSP aqui
Gratuita

MOSTRA Presencial DOCSP
10 – 11 NOV
Unibes Cultural – Oscar Freire, 2500 – Sumaré| São Paulo – SP
Reserve sua vaga para as MOSTRAS presenciais DOCSP aqui
Gratuita

Cena de “Bosco”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *