8 abr

David di Donatello 2024 :: Ainda Temos o Amanhã é o campeão de indicações

Para quem já estava com aquela pontinha de saudade das premiações de cinema, é chegada a hora de conferir os indicados deste ano ao David di Donatello, considerado o “Oscar do cinema italiano”. Ainda Temos o Amanhã (2023) foi o grande destaque entre os lembrados, recebendo nada menos do que 19 indicações – feito inédito para um filme de diretora estreante, no caso Paola Cortellesi. Vale lembrar que, mesmo inédita no circuito comercial brasileiro, a produção foi exibida por aqui em 2023 no Festival de Cinema Italiano. Na segunda colocação entre as produções destacadas ficou Eu, Capitão (2023), longa-metragem escolhido para representar a Itália na última edição do Oscar e que já teve carreira comercial nos cinemas do Brasil. Completando o pódio aparece La Chimera (2023) com 13 indicações, produção exibida no Brasil durante a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e que chega em breve às nossas telonas. A festa do David di Donatello 2024 acontecerá em Roma no dia 03 de maio. Por enquanto, confira a lista completa dos indicados.

LEIA MAIS
Chance Perdomo, ator indicado ao BAFTA, morre aos 27 anos
– Podcast #128 :: Oscar 2024 (Indicados)
Prêmios Platino 2024 :: Confira os indicados ao troféu do cinema ibero-americano

MELHOR FILME
Rapto
Eu, Capitão
O Melhor Está por Vir
La Chimera
Ainda Temos o Amanhã

MELHOR DIREÇÃO
Marco Bellocchio, por Rapto
Nanni Moretti, por O Melhor Está por Vir
Alice Rohrwacher, por La Chimera
Matteo Garrone, por Eu, Capitão
Andrea Di Stefano, por A Última Noite de Amore

MELHOR DIREÇÃO ESTREANTE
Giacomo Abbruzzese, por Disco Boy: Choque Entre Mundos
Micaela Ramazzotti, por Felicità
Michele Riondino, por Palazzina LAF
Giuseppe Firello, por Stranizza d’Amuri
Paola Cortellesi, por Ainda Temos o Amanhã

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Laggiù Qualcuno mi Ama
Roma, Santa e Dannata
Enzo Jannacci: Vengo Anchi’o
Mur
Io Noi e Gaber

PRÊMIO DA JUVENTUDE
Eu, Capitão, de Matteo Garrone
Comandante, de Edoardo De Angelis
Strenizza d’Amuri, de Giuseppe Fiorello
Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi
L’Ultima Volta Che Siamo Stati Bambino, de Claudio Bisio

La Chimera

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Anatomia de uma Queda (França)
As Bestas (Espanha)
Folhas de Outono (Finlândia)
Assassinos da Lua das Flores (EUA)
Oppenheimer (EUA)

MELHOR ATRIZ
Barbara Ronchi, por Rapto
Micaela Ramazotti, por Felicità
Paola Cortellesi, por Ainda Temos o Amanhã
Linda Caridi, por A Última Noite de Amore
Isabella Ragonese, por Come Pecore in Mezzo ai Lupi

MELHOR ATOR
Pierfrancesco Favino, por Comandante
Antonio Albanese, por Cento Domeniche
Josh O’Connor, por La Chimera
Michele Riondino, por Palazzina LAF
Valério Mastrandea, por Ainda Temos o Amanhã

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Barbara Bobulova, por O Melhor Está por Vir
Alba Rohrwacher, por La Chimera
Isabella Rossellini, por La Chimera
Emanuela Fanellli, por Ainda Temos o Amanhã
Romana Magiora Vergano, por Ainda Temos o Amanhã

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Adriano Giannini, por Adagio
Silvio Orlando, por O Melhor Está por Vir
Elio Germano, por Palazzina LAF
Giorgio Colangeli, por Ainda Temos o Amanhã
Vinicio Marchioni, por Ainda Temos o Amanhã

MELHOR PRODUTOR(A)
Giulia Achilli, Marco Alessi, Lionel Massol, Pauline Selgland e André Logle, por Disco Boy: Choque Entre Mundos
Archimede, Ray Cinema, Pathé, Tarantula, por Eu, Capitão
Carlo Cresto, Dina e Rai Cinema, por La Chimera
Giuliano, Cima, Calori e Prestieri, por Comandante
Mario Glanani e Lorenzo Gangarossa, por Ainda Temos o Amanhã

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Alice Rohrwacher, por La Chimera
Francesca Marciano, Nanni Moretti, Federica Pontremoli e Valia Santella, por O Melhor Está por Vir
Matteo Garrone, Massimo Gaudioso, Massimo Ceccherine e Andrea Tagliaferri, por Eu, Capitão
Maurizio Braucci e Michele Riondino, por Palazzina LAF
Furio Andreotti, Giulia Calenda e Paola Cortellesi, por Ainda Temos o Amanhã

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Marco Bellocchio e Susanna Nicchiarelli, por Rapto
Armando Festa e Sydney Sibilla, por Mixed by Erry
Giorgio Dirittio Valla, por Lubo
Pietro Marcello, Maurizio Braucci e Maud Ameline, por Le Vele Scarlatte
Emma Dante, Elena Stancanelli e Giorgio Vasta, por Misericordia

MELHOR FOTOGRAFIA
Paolo Carnera, por Eu, Capitão
Hélène Louvart, por La Chimera
Francesco Di Giacomo, por Rapto
Ferran Paredes Rubio, por Comandante
Davide Leone, por Ainda Temos o Amanhã

MELHOR MONTAGEM
Francesca Calvelli e Stéfano Mariotti, por Rapto
Nelly Quettier, por La Chimera
Marco Spoletini, por Eu, Capitão
Giogio’ Franchini, por A Última Noite de Amore
Valentina Mariani, por Ainda Temos o Amanhã

Ainda Temos o Amanhã

MELHOR TRILHA SONORA
Subsônica, por Adagio
Franco Piersanti, por O Melhor Está por Vir
Andrea Farri, por Eu, Capitão
Santi Pulvirenti, por A Última Noite de Amore
Lele Marcchtitelli, por Ainda Temos o Amanhã

MELHOR CANÇÃO
“Baby”, de Eu, Capitão
“Adagio”, de Adagio
“Don’t Give Up”, de Mixed by Erry
“La Mia Terra”, de Palazzina LAF
“La Vita Com’è,” de Il Più Bel Secolo della Mia Vita

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Andrea Castorina e Valeria Vecellio, por Rapto
Dimitri Capuani e Roberta Troncarelli, por Eu, Capitão
Emita Frigato e Rachele Meliadò, por La Chimera
Carmine Guarino e Iole Autero, por Comandante
Paola Comencini e Fiorella Cicolini, por Ainda Temos o Amanhã

MELHOR FIGURINO
Sergio Ballo e Daria Calvelli, por Rapto
Alberto Moretti, por Ainda Temos o Amanhã
Stefano Ciammitti, por Eu, Capitão
Loredana Buscemi, por La Chimera
Massimo Cantini Parrini, por Comandante

MELHOR SOM
O Melhor Está por Vir
Eu, Capitão
Comandante
La Chimera
Ainda Temos o Amanhã

MELHORES EFEITOS ESPECISIS
Rapto
Eu, Capitão
Comandante
Adagio
Denti da Squalo

MELHOR MAQUIAGEM
Enrico Iacoponi, por Rapto
Paola Gattabrusi e Lorenzo Tamburini, por Comandante
Dalia Colli e Roberta Martorini, por Eu, Capitão
Ermanno Spera, por Ainda Temos o Amanhã
Michele Salgaro, Francesca Galafassi, Antonello Resch e Lorenzo Tamburini, por Adagio

MELHOR CABELO/PENTEADO
Alberta Giuliani, por Rapto
Daniela Tartari, por La Chimera
Massimo Gattabrusi, por Comandante
Stefano Ciammitti e Dalia Colli, por Eu, Capitão
Teresa Di Serio, por Ainda Temos o Amanhã

O Melhor Está por Vir

Marcelo Muller

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *