13 set

Confira quais países já escolheram seus representantes no Oscar 2024

Nesta terça-feira, 12, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou que Retratos Fantasmas (2023) será o representante do Brasil no Oscar 2024. Isso significa que o documentário assinado por Kleber Mendonça Filho está apto a percorrer um ainda longo caminho para, quem sabe, figurar entre os cinco concorrentes finais ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Aliás, vale ressaltar que a última vez em que estivemos entre os cinco nomeados foi em 1999 com Central do Brasil (1998). Mas, suponhamos que a nossa torcida seja agraciada com uma indicação do longa brazuca ao Oscar, contra quais filmes ele poderá concorrer? Como a corrida pela estatueta mais cobiçada de Hollywood está apenas começando – a cerimônia está marcada para 10 de março de 2024 – o Papo de Cinema fez um levantamento de alguns países que, assim como o Brasil, já escolheram os seus respectivos representantes. Confira logo abaixo a lista que deve ser atualizada constantemente com a inclusão de novos postulantes à tão cobiçada estatueta dourada de Hollywood.

LEIA MAIS
Retratos Fantasmas representará o Brasil na busca pelo Oscar 2024
Prêmios Goya 2024 :: Carvão representará o Brasil no Oscar espanhol
Bo Goldman, roteirista vencedor do Oscar, morre aos 90 anos

The Teachers’ Lounge

AMÉRICA DO SUL
Brasil
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho
Chile

Los Colonos, de Felipe Gálvez
Colômbia
Un Varón, de Fabian Hernández
Peru
La erección de Toribio Bardelli, de Adrián Saba
Uruguai
Family Album, de Guillermo Rocamora

Retratos Fantasmas

AMÉRICA DO NORTE
Canadá
Rojek, de Zaynê Akyol

 

EUROPA
Alemanha
The Teachers’ Lounge, de Ilker Çatak
Armênia
Amerikatsi, de Michael A. Goorjian
Finlândia
Fallen Leaves, de Aki Kaurismäki
Bosnia e Herzegovina
Excursion, de Una Gunjak
Bulgária
Blaga’s Lessons, de Stephan Komandarev
Croácia
Traces, de Dubravka Turic
República Tcheca
Brothers, Tomáš Mašín
Estônia
Smoke Sauna Sisterhood, de Anna Hints
Hungria
Four Souls of Coyote, de Áron Gauder
Islândia
Terra de Deus, de Hlynur Pálmason (Dinamarca/Islandia/Francia/Suecia)
Lituânia
Slow, de Marija Kavtaradze
Montenegro
Sirin, de Senad Sahmanovic
Países Baixos
Sweet Dreams, de Ena Sendijarević
Romênia
Do Not Expect Too Much From the End of the World , de Radu Jude
Eslovênia
Riders, de Dominik Mencej
Suíça
Foudre, de Carmen Jaquier

Fallen Leaves

ORIENTE MÉDIO
Iraque
Hanging Gardens, de Ahmed Yassin Al Daradji
Israel
Seven Blessings, de Ayelet Menahemi
Turquia
About Dry Grasses, de Nuri Bilge Ceylan

 

ÁSIA
Quirguistão
This Is What I Remember, de Aktan Arym Kubat
Japão

Perfect Days, de Wim Wenders
Coreia do Sul
Concrete Utopia, de Tae-hwa Eom
Taiwan
Um Romance do Além, de Cheng Wei-hao

Concrete Utopia

ÁFRICA
Butão

The Monk and The Gun, de Pawo Choyning Dorji
Tunísia
Les Filles d’Olfa, de Kaouther Ben Hania
Yemen
The Burdened, de Amr Gamal


OCEANIA

Austrália
Shayda
, de Noora Niasari

Marcelo Müller

Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *