Ethan e Joel Coen formam uma das duplas mais afinadas do cinema contemporâneo. Nem sempre eles assinaram juntos a direção de seus filmes, algo que mudou de muitos anos para cá, mas sempre foram parceiros colaborativos muito ativos. E isso parece que pode estar chegando ao fim. O sinal de alerta foi disparado quando houve o anúncio de que The Tragedy of Macbeth seria dirigido apenas por Joel, o mais velho. Aos 63 anos, Ethan decidiu fazer uma pausa nos cinemas para trabalhar no teatro. E uma recente entrevista do compositor Carter Burwell, colaborador frequente da dupla, desde o primeiro longa-metragem, na real, colocou mais lenha nessa fogueira. Ele afirmou que Ethan não parece mais interessado em cinema: Ethan simplesmente não queria mais fazer filmes”, disse Burwell ao Score: The Podcast Ethan parece estar muito feliz fazendo o que está fazendo, e não tenho certeza do que Joel fará depois de [Macbeth]”. Ainda não se sabe o quanto essa “separação” pode durar.

LEIA MAIS
Divulgada a primeira imagem do Macbeth com Denzel Washington e Frances McDormand
Denzel Washington e Frances McDormand estrelarão o Macbeth de Joel Coen
Vanessa Redgrave desmente participação em filme com Kevin Spacey

Na mesma entrevista, Carter Burwell disse que os irmãos têm inúmeros argumentos “na prateleira”: “Eles têm uma tonelada de roteiros que escreveram juntos. Espero que vários deles se concretizem. Li alguns deles e são verdadeiramente ótimos. Mas, não sei. Estamos numa idade em que simplesmente poderíamos nos aposentar, embora não ache que isso vai realmente acontecer. Esse nosso negócio é maravilhosamente imprevisível”. Vale lembrar que em 2019 Ethan Coen já anunciava que daria um tempo no cinema para se dedicar a sua carreira de dramaturgo. Será um ponto final na parceria com o irmão ou apenas um ponto e vírgula?

Joel (E) ao lado do irmão Ethan (D)
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *