Em 2020, o Cine Esquema Novo foi obrigado a postergar sua 14ª edição devido aos desafios proporcionados pela pandemia de Covid-19. Assim, o evento que privilegia exibições em salas de cinema e centros de exposição organizará sua seleção regular em 2021. Enquanto isso, propõe um formato especial em dezembro.

Trata-se do Cinema Esquema Novo de Janelas Abertas: Arte Audiovisual Brasileira, evento que acontecerá dia 11, às 20h30. Neste horário, sete obras de artistas brasileiros serão projetadas em prédios, casas e paredes externas de 19 cidades, em 11 países distintos. Os filmes poderão ser vistos pelos espectadores ao redor, evitando a aglomerações, e contando com a mobilização de 30 projecionistas.

LEIA MAIS
Festival do Rio não acontecerá em 2020. Première Brasil terá filmes anunciados
1º Festival de Cinema Russo divulga filmes selecionados
7º Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo será online e gratuita

 

 

As sessões ocorrem em cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza, além de atravessar continentes ao chegarem em Barcelona, Amsterdã, Berlim e Sydney, entre outros. Você descobre a programação completa de cidades e locais de exibição no site oficial do Cine Esquema Novo. As obras têm como tema as diversas concepções possíveis da liberdade, sobretudo em tempos de pandemia.

Entre os trabalhos selecionados, destacam-se filmes dirigidos por Welket Bungué e Gustavo Jahn. Confira a lista completa:

 

Alvorada (2014), de Luiz Roque
Intervenção Jah (2019), de Welket Bungué e Daniel Santos
Tapete Mágico (2006), de Gustavo Jahn
Preparação para Exercício Aéreo, a Montanha (2016), de Rubiane Maia e Manuel Vason
O Sol Nascerá (2020), de Denilson Baniwa
Prólogo/Monolito (2003), de Renato Heuser
Me Gritaram Negra (2019), de Anne Magalhães

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *