Logo no início da cerimônia de premiação do César, o “Oscar do cinema francês”, a apresentadora Florence Foresti disparou: “Há 12 momentos em que temos um problema esta noite”. Era uma referência direta às 12 indicações recebidas por O Oficial e o Espião (2019), novo filme dirigido por Roman Polanski, o que gerou muitos protestos devido ao fato do diretor ter sido condenado por abuso sexual de uma jovem de apenas 13 anos, Samantha Geimer, em 1977. O próprio Polanski assumiu a culpa na época e chegou a cumprir 47 dias de prisão, saindo após pagar fiança. Ao perceber que estava em vias de ser decretado seu retorno ao cárcere, partiu para a Europa e nunca mais retornou aos Estados Unidos. Até hoje, a Justiça americana o considera foragido.

A repercussão negativa às indicações de O Oficial e o Espião foi tamanha que a própria organização do César se desligou do cargo, tão logo encerrasse a cerimônia deste ano. Prevendo que não seria bem recebido, Polanski optou por não comparecer à premiação. Diante de tal contexto, não é de espantar o desconforto geral quando o prêmio de melhor direção foi entregue ao próprio Polanski. Muitos foram os que abandonaram o local tão logo ocorreu o anúncio, entre eles a atriz Adéle Haenel, indicada por Retrato de uma Jovem em Chamas (2019). Confira!

Além do César de direção, O Oficial e o Espião ainda levou outros dois troféus para casa, nas categorias de roteiro adaptado e figurino. Já o premiado como melhor filme foi Os Miseráveis (2019), vencedor do Prêmio do Júri no último Festival de Cannes, junto com Bacurau (2019), e também indicado ao Oscar de filme estrangeiro. Confira abaixo todos os premiados!

MELHOR FILME
Os Miseráveis

MELHOR DIREÇÃO
Roman Polanski (O Oficial e o Espião)

MELHOR ATOR
Roschdy Zem (Roubaix, Une Lumière)

MELHOR ATRIZ
Anaïs Demoustier (Alice e o Prefeito)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Swann Arlaud (Graças a Deus)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Fanny Ardant (La Belle Époque)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
La Belle Epoque

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
O Oficial e o Espião

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Parasita (Coreia do Sul)

MELHOR DOCUMENTÁRIO
M

MELHOR ANIMAÇÃO
Perdi Meu Corpo

MELHOR FILME DE ESTREIA
Papicha

MELHOR CURTA-METRAGEM
Pile Poil

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
La Nuit Des Sacs Plastiques

MELHOR FOTOGRAFIA
Retrato de uma Jovem em Chamas

MELHOR TRILHA SONORA
Perdi Meu Corpo

MELHOR FIGURINO
O Oficial e o Espião

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
La Belle Epoque

MELHOR SOM
Alerta Lobo

MELHOR EDIÇÃO
Os Miseráveis

PRÊMIO DO PÚBLICO
Os Miseráveis

REVELAÇÃO MASCULINA
Alexis Manenti (Os Miseráveis)

REVELAÇÃO FEMININA
Lyna Khoudri (Papicha)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *