20260114 carol duarte papo de cinema 800 2

O Natal dos assinantes da plataforma FILMICCA foi bastante animado. Isso porque está em cartaz no serviço, desde o final de 2025, La Chimera (2023), filme dirigido por Alice Rohrwacher que marcou presença na competição oficial do Festival de Cannes daquele ano. Protagonizado pela brasileira Carol Duarte ao lado de ninguém menos que Josh O’Connor e Isabella Rossellini, o longa chega cercado de prestígio internacional, prêmios importantes e uma trajetória que ajudou a consolidar a atriz no circuito mundial. Nós conversamos com Carol, que comentou o impacto do projeto, os bastidores da produção e as relações construídas durante as filmagens. Siga o fio para saber mais sobre o filme e conferir trechos do nosso papo de cinema!

CAROL DUARTE

MAIS SOBRE LA CHIMERA

La Chimera foi exibido na 76ª edição do Festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro. Além disso, a produção recebeu o prêmio de Melhor Performance do Elenco no Festival de Chicago e levou o European Film Awards de Melhor Design de Produção.

Na trama, Carol Duarte vive Itália, uma imigrante brasileira que trabalha como doméstica na casa de Flora, personagem de Isabella Rossellini, na Toscana. É ali que ela conhece Arthur (Josh O’Connor), um ex-arqueólogo recém-libertado da prisão após saquear tumbas antigas. Melancólico e marcado pelo luto, Arthur busca algo que vai além do valor material – sua própria “quimera”.

La Chimera :: Carol Duarte e Josh O’Connor
La Chimera :: Carol Duarte e Josh O’Connor

PAPO DE CINEMA COM CAROL DUARTE

UM MARCO NA CARREIRA

Perguntada se La Chimera representa um divisor de águas em sua trajetória, Carol revelou: “acho que sim. É meu primeiro filme internacional. Quer dizer, é o meu segundo longa-metragem, porque o primeiro foi Vida Invisível. Fazer La Chimera em seguida foi uma sorte do destino. O filme foi para a competição do Festival de Cannes, ganhou uma visibilidade internacional muito grande e, sim, eu acho que é um marco na minha carreira”.

Carol também explicou que sua chegada ao elenco aconteceu de forma natural, a partir do reconhecimento de seu trabalho anterior: “a Alice já tinha visto A Vida Invisível e gostava muito do filme. Ela estava no processo de procurar uma atriz para viver essa personagem na Itália. É uma personagem que não é nem dramática, nem cômica, ela está sempre em um lugar muito linear. Recebi uma mensagem perguntando se tudo bem conversar com a Alice, e eu prontamente disse que sim. Eu já tinha visto Lazzaro Felice. Fiz um teste, e ela me perguntou se eu toparia fazer o filme em italiano. Eu disse que falava um pouco e que topava. Dez dias depois eu estava na Itália. Tive que mudar muita coisa na minha vida, e no dia 02 de janeiro eu já estava lá para começar a trabalhar no filme”.

UM ENCONTRO DE TRAJETÓRIAS E CONVIVÊNCIA FORA DO SET

Ao falar sobre a parceria com Josh O’Connor e Isabella Rossellini, Carol avaliou o momento vivido pelos três como algo singular. Vale lembrar que pouco tempo depois, Josh consolidou sua carreira internacionalmente e Isabella recebeu uma indicação ao Oscar. 

As filmagens, realizadas longe dos países de origem do elenco, criaram um ambiente de intensa convivência: “a gente filmando fora, acaba ficando bem junto, convivendo muito. A Isabella morava nos Estados Unidos, o Josh mora na Inglaterra, e a gente estava na região onde a Alice mora. Estava todo mundo estrangeiro ali”.

La Chimera :: Carol Duarte e Isabella Rossellini
La Chimera :: Carol Duarte e Isabella Rossellini

ISABELLA ROSSELLINI

Durante parte das filmagens, Carol chegou a dividir o mesmo prédio com Isabella Rossellini: “eu e a Isabella moramos um pouco no mesmo prédio e convivemos muito por mais de uma semana. A gente filmou muito juntas, então precisava se conhecer para não parecer estranhas uma à outra em cena. Foram muitas conversas memoráveis”.

Uma dessas conversas se deu em momento de insegurança durante o processo, Carol recebeu um conselho que marcou sua trajetória: “eu estava muito aflita, sem saber muito para onde ir com a personagem, entendendo quais escolhas fazer em cena. E me lembro de um jantar, tomando vinho, a Isabella falou uma coisa que fixou muito: muitas vezes o diretor também está descobrindo. Ele não sabe tudo. Fique tranquila”.

JOSH O’CONNOR

Já a relação profissional com Josh O’Connor ultrapassou o set: “O Josh virou um amigo da minha vida. A gente criou uma parceria muito legal em cena e, como estávamos todos muito sozinhos ali, isso virou uma amizade muito bonita, muito generosa. Eu já tinha visto ele em The Crown e achava ele muito interessante. Quando descobri que ia trabalhar com ele, fiquei muito feliz. O Josh é um amigo muito querido, e eu fico muito feliz pelo sucesso dele”.

A seguir, fique com um trecho desse Papo de Cinema em vídeo: 

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *