O ator francês Gaspard Ulliel morreu nesta quarta, feira, 19, aos 37 anos, após ter sofrido um acidente gravíssimo no dia anterior enquanto esquiava na estação de La Rosière, situada na região do sudeste da França. O ator foi levado ao Hospital Universitário de Grenoble depois de colidir violentamente com outro praticante do esporte no cruzamento de duas pistas. De acordo com as autoridades locais, foi aberto um inquérito para averiguar as circunstâncias que ocasionaram essa tragédia que abreviou a vida e a carreira de um dos mais talentosos intérpretes franceses de sua geração. Depois de se formar em cinema pela Universidade de Saint-Denis, Gaspard Ulliel desejava ardorosamente dirigir filmes. Mas, sua trajetória na Sétima Arte aconteceu pela via da atuação. Após desempenhar alguns papeis de menor destaque no cinema e na televisão, chamou a atenção com seus trabalhos em Anjo da Guerra (2003), do cineasta André Téchiné, e, logo na sequência, em Eterno Amor (2004), de Jean-Pierre Jeunet, pelo qual recebeu o César (o Oscar do cinema francês) de melhor revelação masculina de 2005.

LEIA MAIS
Morre a atriz Françoise Forton aos 64 anos
Bob Saget, de Três É Demais, morre aos 65 anos
Morre o ator Sidney Poitier, aos 94 anos

Um pouco mais adiante, foi escolhido para ir à Hollywood e interpretar o jovem Hannibal Lecter em Hannibal: A Origem do Mal (2007). Depois de continuar sua carreira ascendente, Gaspard Ulliel deu um passo além ao viver o estilista icônico Yves Saint Laurent em Saint Laurent (2014), pelo qual experimentou um reconhecimento internacional enorme. Em 2017, Gaspard Ulliel venceu o César de Melhor Ator por É Apenas o Fim do Mundo (2016), longa-metragem dirigido por Xavier Dolan. De volta a Hollywood, ele estava prestes a fazer sua estreia no Universo Marvel, uma vez que faz parte do elenco de Cavaleiro da Lua, série com estreia prevista para este ano.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *