A pandemia de coronavírus está provocando sérias mudanças na maneira como os filmes são não apenas produzidos, mas também vistos e recompensados em premiações. Recentemente, a Academia do Oscar decidiu que a cerimônia de 2021 poderá premiar filmes lançados em streaming, contanto que estivessem inicialmente destinados ao cinema. A decisão visa ajudar os filmes e produtores prejudicados pelo fechamento das salas.

Agora, a Academia de Televisão, responsável pelo Emmy, também fez mudanças a respeito. Esta premiação sempre buscou se distinguir do Oscar – cabendo a este último apenas as recompensas do cinema, e ao Emmy, aquelas da televisão. Por isso, diversos profissionais da indústria haviam questionado os troféus entregues a Free Solo (2018) e O.J.: Made in America (2016) pela Academia de Televisão, visto que ambos foram recompensados no Oscar.

 

 

LEIA MAIS
Oscar 2021 :: Academia autoriza que filmes lançados direto em streaming possam ser indicados
Opinião :: Prêmio Guarani e o espaço das cineastas no cinema brasileiro
Cinema brasileiro vence cinco prêmios no festival Cinélatino

Com a inclusão de filmes em streaming na disputa pelo Oscar, o Emmy trata de estabelecer uma cisão completa. A partir de 2021, filmes indicados ao Oscar não poderão concorrer ao Emmy. Até então, a exibição de um filme nos cinemas durante muitas semanas era considerada suficiente para desqualificá-lo na corrida ao Emmy. No entanto, a exibição de apenas uma semana em salas (para preencher os critérios mínimos do Oscar) mantinha o projeto na disputa pelos prêmios da TV.

A Academia de Televisão também afirmou que pretende mudar suas regras no que diz respeito à premiação de episódios e às temporadas completas, para não afetar projetos já prejudicados pelo coronavírus. A cerimônia de 2020, ainda seguindo as regras antigas, ocorre dia 20 de setembro.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *