Após o planejamento e o desenvolvimento um projeto audiovisual, uma das tarefas mais árduas do mercado contemporâneo tem sido a distribuição destas produções. Embora haja um aquecimento de demandas, diversas janelas possuem os mais variados públicos, entre streamings e cinemas. Para auxiliar o segmento, a Boulevard Filmes está promovendo o workshop Desenhando Audiências: Quem São Seus Públicos, que está com inscrições abertas até dia 16 de junho. Programado para acontecer entre 18 e 29 de junho, o encontro online e gratuito irá expor conceitos, métodos e abordagens, possibilitando pensar em estratégias sólidas de distribuição desde a origem, contando com a participação de renomadas e renomados profissionais da área. Os interessados podem se inscrever na oficina por meio do link oficial. Vale lembrar que o Papo de Cinema é um dos apoiadores da atividade e irá mediar uma das rodas de conversas presentes na programação. Ficou interessado? Segue o fio para mais informações!
LEIA MAIS
Podcast Papo de Cinema
Segundo divulgado pela Boulevard, ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas para pessoas residentes no Brasil. Destas, 15 são reservadas para produtoras, realizadoras e realizadores com projetos em desenvolvimento ou produção licenciados por Distribuidoras associadas à ANDAI: Associação Nacional de Distribuidoras Audiovisuais Independentes. Outras 2 vagas serão reservadas para integrantes da Rede Paradiso de Talentos, do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual que é parceria do workshop por meio do programa Paradiso Multiplica. Mais 2 vagas serão destinadas a produtores de empresas associadas a BRAVI: Brasil Audiovisual Independente. A seleção dará preferência a mulheres, pessoas negras, trans e indígenas.
LEIA MAIS
#DicaDoPapo
Os encontros acontecerão às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h horas. Ao final do evento, será disponibilizado certificado de participação, para todas as pessoas selecionadas e que tiverem concluído 75% da oficina. Também será publicado, gratuitamente, um dossiê dos encontros, contendo os relatos e destaques de cada aula desta edição.
Letícia Friedrich, sócia, distribuidora e produtora da Boulevard Filmes, que organiza a oficina em parceria com a curadora Talita Arruda, ressalta que “a distribuição do cinema independente é um gargalo no audiovisual brasileiro. Para quebrar barreiras e competir com cinema comercial, precisamos pensar e discutir caminhos para que os nossos filmes alcancem os públicos desejados”. Letícia segue: “Traçar estratégias de desenho de audiência é importante desde o princípio do projeto. Algumas ações, como painéis em eventos e laboratórios aqui no Brasil, vem jogando luz para essa reflexão, e o nosso workshop chega para somar nesse debate. Gostaria de destacar também a importância crucial de políticas públicas no campo da formação, como é o patrocínio que estamos recebendo do PROAC – SP através da Lei Aldir Blanc”, completa.
PROGRAMAÇÃO
18/07 – Segunda-feira
AULA INAUGURAL
Desenho de Audiência: Quando começa a distribuição?
Participação: Marina Tarabay (SP)
Mediação: Talita Arruda (BA)
20/07 – Quarta-feira
DIA 1
Distribuição em diálogo com a Produção Audiovisual
Participação: Felipe Lopes (RJ – Vitrine Filmes) e Paula Gomes (PR – Olhar de
Cinema)
Mediação: Letícia Friedrich (SP – Boulevard Filmes)
22/07 – Sexta
DIA 2
Presença em Laboratórios e Ambientes de Mercado
Participação: Rossana Giesteira (RJ – Doc Society) e Rafael Sampaio (SP – BrLab)
Mediação: Vania Lima (BA – BRAVI)
25/07 – Segunda
DIA 3
Estratégias e práticas dos Festivais de Cinema
Participação: Lila Foster (DF) e Daniela Marinho (DF)
Mediação: Thiago Macêdo Correia (MG – Filmes de Plástico)
27/07 – Quarta
DIA 4
Programar Filmes nas Salas de Cinemas
Participação: Adhemar Oliveira (SP – Espaço Itaú) e Kênia Freitas (CE – Dragão)
Mediação: Papo de Cinema (RS)
29/07 – Sexta-feira
DIA 5
Licenciamentos e Janelas de Mercado
Participação: Igor Kupstas (SP- O2 Play)
Mediação: Simone Oliveira (RJ – Globo Filmes)
BOULEVARD FILMES
Criada em 2013, é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto. A empresa se dedica principalmente à produção (curtas e longas) e distribuição (longas) de cinema brasileiro independente. A versatilidade e a busca pela diversidade são suas principais características.
Em seus 09 anos de atuação, a Boulevard produziu curtas, longas e telefilmes para TV. Entre eles, se destacam o curta Chão de Fábrica (2021), de Nina Kopko e os longas de ficção Amor, Plástico e Barulho (2013), de Renata Pinheiro, Açúcar (2017), de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira e os documentários Libelu: Abaixo a Ditadura (2020), de Diógenes Muniz, e Por onde anda Makunaíma? (2020), de Rodrigo Séllos.
Enquanto distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de filmes como Carro Rei (2021), Raia 4 (2019), Histórias que o nosso cinema (não) contava (2017), Legalidade (2019) e Proibido Nascer no Paraíso (2021), entre outros.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- A Última Sessão - 13 de dezembro de 2024
- Privadas de Suas Vidas :: Terror nacional começa a ser gravado em São Paulo - 13 de dezembro de 2024
- Critics Choice Awards 2025 :: Ainda Estou Aqui é indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira - 12 de dezembro de 2024
Deixe um comentário