No dia 1 de setembro, a Academia de Televisão norte-americana, que entrega anualmente os Primetime Emmy Awards, revelou os vencedores de 2020 nas categorias Animação, Coreografia e Programação Interativa. O Brasil tem motivos para comemorar, visto que o curta-metragem A Linha (2019), dirigido por Ricardo Langanaro, foi eleito o melhor filme em realidade virtual. O projeto já tinha sido premiado no 76º Festival de Veneza.

A Linha traz a história de Pedro e Rosa, dois moradores de uma cidade de São Paulo em miniatura, nos aos 1940. Pedro está apaixonado por Rosa, e se acostuma a deixar uma flor amarela à sua amada diariamente, quando traça o mesmo caminho pela capital. Entretanto, no dia em que as flores acabam, ele é obrigado a buscar percursos alternativos e se confrontar a situações inesperadas.

 

A Linha

 

LEIA MAIS
A Linha :: Experiência brasileira de realidade virtual é selecionada para evento pioneiro
Gravidade VR :: Curta brasileiro em realidade virtual é selecionado no Festival de Cannes
Kate Winslet e Glenn Close estrelam filme em Realidade Virtual

Rodrigo Santoro se encarrega da voz original em inglês, enquanto Simone Kliass faz a voz em português. O dispositivo da realidade virtual permite que o espectador interaja com o próprio corpo, sem precisar de controles, pela técnica batizada de hand tracking. O recurso foi considerado o vencedor por unanimidade dentro da categoria “Maior Inovação em Mídia Interativa”, segundo um júri de 20 especialistas.

“É um dia histórico para todos os envolvidos com o A Linha, para a ARVORE e para o mercado audiovisual brasileiro. Estamos muito orgulhosos com esse reconhecimento, principalmente porque ele abre caminho para que mais narrativas imersivas sejam produzidas e ainda desperta a curiosidade de mais pessoas para a linguagem da realidade virtual”, comemorou Langanaro.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *