Anote aí na sua agenda: a 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2023 acontecerá entre 22 e 28 de junho em várias cidades do Brasil. Por enquanto, 14 praças estão confirmadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Niterói e Búzios – mas esse número pode aumentar até o começo das atividades. Como se costume, a grande vedete do evento será a programação de longas-metragens inéditos por aqui, representantes do que de melhor a Itália fez em termos de cinema nos últimos anos. No entanto, outro recorte imperdível dessa 10ª edição é a mostra paralela A Grande Arte no Cinema. Ao todo, serão apresentados nove filmes sobre grandes artistas da História, entre eles Vincent van Gogh, Michelangelo e Leonardo da Vinci. Cada documentário será lançado semanalmente como um filme evento, indo de 22 de junho a 17 de agosto, assim se prolongando para além do término da 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2023. Fique ligado na programação de sua cidade e confira logo abaixo o cronograma de exibição desses longas super especiais.

LEIA MAIS
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2023 :: Anunciados os primeiros filmes da 10ª edição
Bafta TV Awards 2023 :: Mal de Família e Derry Girls são consagradas na festa da TV britânica
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 :: Mulheres Rebeldes vence o prêmio do público

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

22/06
Caravaggio: A Alma e o Sangue
Um mergulho na vida e obra do pintor italiano Caravaggio. Passando por Milão, Florença, Roma, Nápoles e Malta, os tormentos e contradições do artista, conhecido por contrapor luz e sombra em suas criações.
29/06
Michelangelo: Infinito
Um retrato de um dos maiores gênios da história da arte que o mundo já viu: Michelangelo Buonarroti. A criação da principal obra pictórica e escultórica do artista, a personalidade conturbada e as paixões de um dos nomes mais famosos do Renascimento.
06/07
Klimt & Schiele: Eros e Psique
Retrato de uma época luminosa em que talentos eram abundantes, entre eles os de Gustav Klimt e Egon Schiele.
13/07
Eu, Leonardo
Uma jornada por uma das mentes mais prodigiosas da História, a do pintor, cientista e inventor Leonardo da Vinci.

Eu, Leonardo

20/07
Tintoretto: Um Rebelde em Veneza
Uma celebração dos 500 anos de Tintoretto, o último grande artista do Renascimento italiano. A vida e a obra dessa artista revela como era a vida na efervescente Veneza no século 16.
27/07
Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu
O legado da colecionadora de artes Helene Kröller-Müller lança uma nova luz sobre a obra de Van Gogh.
03/08
Monet: Magia de Luz e Água
Uma jornada por meio de museus que abrigam as obras-primas de Monet, considerado gênio do Impressionismo.
10/08
Gauguin no Taiti: O Paraíso Perdido
Um passeio que vai do Taiti e às ilhas Marquesas, passando pelos Estados Unidos, para reverenciar Gauguin.
17/08
Hitler vs Picasso: A Obsessão Nazista pela Arte
O filme mostra quatro exposições que reúnem obras de arte roubadas pelo regime nazista de Adolf Hitler.

Hitler vs Picasso: A Obsessão Nazista pela Arte
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *