25 jun

8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 :: Vencedor do Oscar, Gabriele Salvatores apresenta o drama Volare

Nesta sexta-feira, 25 de junho, o 8 1/2 Festa do Cinema Italiano oferece a segunda e última oportunidade para o espectador assistir a Volare (2019), drama selecionado no Festival de Veneza 2020 e dirigido por Gabriele Salvatores. O filme entra no ar a partir das 18h, ficando disponível no site oficial do evento, de modo gratuito e online, por 24h.

Na trama, Willy (Claudio Santamaria) é um homem que abandonou a namorada no passado, quando descobriu a gravidez. Dezessete anos mais tarde, fica curioso em conhecer o filho, e parte em sua busca, encontrando um garoto com necessidades especiais. Juntos, os dois efetuam uma viagem sem rumo. Segundo a crítica do Papo de Cinema, “Grande parte de Volare é um típico filme de estrada, vide Willy e Vincent se (re)conhecendo ao longo do trajeto com vários empecilhos”.

A partir de 19h da sexta-feira, o espectador também descobre uma conversa com o diretor Gabriele Salvatores, vencedor do Oscar por Mediterrâneo (1990), com a equipe da Festa do Cinema Italiano 2021. Em entrevista ao Papo de Cinema, ele já tinha defendido que “a fidelidade extrema ao livro é algo inútil”, defendendo as liberdades tomadas em relação à história original de Volare.

Além de Volare, a programação diária, iniciada às 18h, inclui a segunda e última exibição do drama biográfico A Vida Solitária de Antonio Ligabue (2020), de Giorgio Diritti. O filme sobre o pintor naïf, vítima de distúrbios mentais, recebeu o prêmio de melhor ator para Elio Germano no Festival de Berlim. Para conhecer todas as críticas, entrevistas e notícias do Papo de Cinema sobre os filmes da Festa do Cinema Italiano, você pode acompanhar nossa matéria especial.

LEIA MAIS
Cobertura :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
Volare :: “A fidelidade extrema ao livro é algo inútil”, diz Gabriele Salvatores
Podcast 2021 #40 :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *