É tempo de conhecer os preferidos de uma das honrarias mais famosas do cinema brasileiro. Isso porque foram revelados os vencedores do 49º Festival Sesc Melhores Filmes, referentes aos melhores da última temporada. Como de costume, desde 1974, público e crítica puderam escolher, democraticamente, os destaques do ano anterior. Em 2022 foram 372 filmes, sendo 229 estrangeiros e 143 nacionais. O drama Marte Um se destacou na lista, garantindo os troféus de Melhor Filme (Público e Crítica), Atriz Nacional para Rejane Farias (Crítica), Ator Nacional para Carlos Francisco (Crítica), Direção para Gabriel Martins (Público e Crítica), Roteiro (Público e Crítica) e Fotografia (Público e Crítica). Vale lembrar que a empreitada de Martins foi um dos títulos mais comentados no ano passado. Além de ter sido nosso representante numa possível ida ao Oscar 2023, ganhou dois kikitos no Festival de Gramado (Melhor Roteiro e Trilha Sonora), participou dos festivais de Sundance (EUA) e San Sebastián (Europa) e ainda levou o prêmio do júri popular no Festival de São Francisco (EUA). 

Agora, passado o período de votação, chegou o momento de conferir as exibições dos condecorados, que acontecerão até o dia 26 de abril no CineSesc (R. Augusta, 2075 – Cerqueira César, em São Paulo) – com valores entre R$ 08,00 e R$ 24,00 – e programação gratuita na plataforma Sesc Digital. Neste ano, o Cinesesc oferecerá ainda a exibição gratuita, em 35mm, de O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho, que contará com a presença do diretor. O longa será apresentado no dia 10 de abril, às 20h30, e os ingressos poderão ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria.

LEIA MAIS
– Brasília recebe em abril a mostra El Camino: Cinema de Viagem da América do Sul
É Tudo Verdade 2023 :: Divulgados os filmes selecionados
Curta Taquary 2023 :: Confira os vencedores do festival!

Ademais, haverá uma faixa especial chamada Amor ao Cinema, em que serão projetadas cinco produções para homenagear o setor. Cantando na Chuva (1952), Depois da Vida (1998), Adeus, Dragon Inn (2003), Rebobine, Por Favor (2008) e Um Filme de Cinema (2017) estão na lista. Sem mais demora, fique com os premiados.

CRÍTICA

PÚBLICO

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *