A terceira noite do 33º Cine Ceará – Festival Iberoamericano de Cinema teve como protagonistas os curtas-metragens participantes da Mostra Competitiva. O primeiro exibido na telonas tradicional do Cineteatro São Luiz foi o carioca Aquela Mulher (2023), dirigido por Marina Erlanger e Cristina Lago, protagonizado por um casal de mulheres com problemas para administrar um pequeno restaurante numa das regiões mais boêmias do Rio de Janeiro. Em seguida foi a vez de Dinho (2023), dirigido por Leo Tabosa, que traz Hermila Guedes como uma mulher que parte deixando seu filho criança aos cuidados da irmã vivida por Renata Carvalho. Mais tarde, entre as duas surgem pequenos conflitos em torno de Dinho, jovem que tem sonhos de cinema. Na sequência veio As Miçangas (2023), comandado por Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, cuja trama mostra duas jovens sozinhas num casarão antigo diante de uma missão que vai se revelando aos poucos. Por fim foi projetado Lapso (2023), de João Herberth, filme policial que toca no tema da vingança e que destoou dos demais por não ter protagonismo feminino.

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Dinho

A terceira noite do 33º Cine Ceará – Festival Iberoamericano de Cinema foi encerrada com mais um exemplar da mostra competitiva de longas-metragens iberoamericanos. O filme escolhido pela programação foi Agora a Luz Cai Vertical (2023), coprodução Espanha/Alemanha/Itália/Países Baixos dirigida pela realizadora grega Efthymia Zymvragaki e que coloca em perspectiva o passado de um sujeito que se tornou abusador confesso e o da cineasta que encontra pontos de contato entre sua vivência e a do indivíduo que reconhece ter cometido diversos crimes.

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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