A segunda-feira foi de turbulência no 26º Cine PE – Festival do Audiovisual. Os jornalistas e o público a postos para conferir a quarta sessão de curtas e longas-metragens do evento foram surpreendidos com o anúncio de que as exibições estavam canceladas. Nesta terça-feira, 13, foi realizada uma reunião com os participantes do evento, a fim de esclarecer o acontecido, e logo depois a organização do festival divulgou uma nota oficial. Foi alegado um problema técnico incontornável no Teatro Parque, local que sediaria o evento nesta segunda feira.

LEIA MAIS
Cobertura :: 26º Cine PE – Festival do Audiovisual (2022)
Cine PE 2022 :: Evento começa com homenagem ao cineasta Sérgio Rezende
26º Cine PE :: Bárbara Paz será homenageada no evento recifense

“Na tarde desta segunda-feira (12), fomos surpreendidos por uma dificuldade que fugiu do nosso controle e impossibilitou a programação do festival de prosseguir normalmente. Uma queda de energia acarretou uma falha no sistema de projeção do Teatro do Parque que não pôde ser corrigida a tempo, nos forçando a cancelar a noite de exibição. Recorremos então ao Cinema do Porto, localizado no Porto Digital e administrado pela Fundação Joaquim Nabuco, que nos recebeu de braços abertos e autorizou a transferência das duas últimas noites do Cine PE 2022 para a nova sala de projeção. Salientamos que nosso festival conta com a participação de convidados do Brasil inteiro, que já tinham a volta para seus estados agendada para o dia 15 de dezembro. Para não prejudicar realizadores, jurados, jornalistas e o público que prestigia nosso evento, foram definidas algumas alterações na programação, que passa a se iniciar às 19h”, consta no anúncio.

Além dessa mudança nos dias e horários das exibições, outro efeito-colateral do episódio inusitado que inviabilizou as projeções desta segunda-feira, 12, no 26º Cine PE – Festival do Audiovisual, é que a direção se viu obrigada a remanejar a festa de entrega dos troféus para a sua edição de 2023, conforme consta na mesma nota enviada à imprensa e que segue reproduzida abaixo:

“Em virtude dos remanejamentos, os vencedores da 26ª edição do Cine PE serão anunciados até a sexta-feira (16), mas a entrega dos prêmios será realizada apenas em 2023. A Direção do festival lamenta profundamente o ocorrido e pede desculpas a todos os envolvidos, principalmente aos realizadores que foram afetados por esse imprevisto. Seguimos com o festival com a certeza de que, apesar de todas as dificuldades, o Cine PE sempre será marcado tanto pela resiliência como pela persistência em fomentar o cinema e a cultura nacional”.

O Papo de Cinema está em Recife acompanhando tudo de perto e continuará reportando tudo para você sobre o 26º Cine PE – Festival do Audiovisual.

Cinema São Luiz, em Recife
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *