15 jul

1ª Mostra Cinesolar abre inscrições para curtas infantojuvenis das periferias

Desde 2013, o Cinesolar propõe uma iniciativa de cinema itinerante pelo Brasil, alimentado por energia solar. Assim, os filmes podem chegar a localidades onde não existem salas de exibição. Em 2021, o projeto se converte num festival de cinema: a 1ª Mostra de Filmes Cinesolar: A Brincadeira Tá On, que ocorrerá no mês de outubro através do canal YouTube, em adequação às demandas sanitárias.

As inscrições para projetos ficam abertas entre 19 de julho e 9 de agosto, no site oficial. Serão aceitos curtas-metragens infantojuvenis de até 25 minutos, de qualquer gênero ou linguagem (ficção, documentário, animação, experimental etc.), realizados por artistas das periferias, por coletivos ou criadores pertencentes a comunidades originárias. Cada produtor pode enviar até três projetos, sendo que no máximo dois serão selecionados pela curadoria.

LEIA MAIS
Festival Mix Brasil 2021 :: Abertas inscrições para vídeos LGBTQIA+ das periferias
Hubert Bals :: Fundo internacional abre inscrições para projetos do mundo inteiro
16º Fest Aruanda abre inscrições gratuitas para longas e curtas-metragens

O Palhaço, de Selton Mello, filme previamente exibido nas atividades presenciais do Cinesolar

No total, 56 filmes devem compor a Mostra, o que garantirá o valor de R$ 500 a cada autor. Os títulos selecionados serão anunciados em 20 de setembro. Em paralelo às exibições de filmes, o evento prevê masterclasses de audiovisual com os cineastas e oficinas lúdicas para crianças e jovens, cujo conteúdo ficará disponível no YouTube após o término das atividades.

Através deste projeto, a Brazucah Produções pretende incentivar a economia criativa e revelar novas vozes de talento do audiovisual, além de garantir conteúdo de qualidade às crianças, de modo virtual e gratuito. A 1ª Mostra de Filmes Cinesolar: A Brincadeira Tá On é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura e pelo Proac.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *