O ano de 2014 foi repleto de boas surpresas para a produção cinematográfica nacional. Nada menos do que 105 títulos feitos aqui foram lançados comercialmente, habilitando-se, portanto, a concorrerem ao Prêmio Guarani. Destes, tivemos o impressionante número de 27 finalistas nas dezenove categorias da premiação – mais os cinco indicados a Melhor Filme Estrangeiro. O campeão de indicações deste ano foi O Lobo Atrás da Porta, lembrado em 12 categorias – os recordistas da premiação seguem sendo Xingu (2012) e Bróder (2011), ambos com 14 indicações. Curiosamente, nenhum destes dois levou o troféu principal no ano em que disputaram.
Outros títulos de destaque em 2014 foram Quando Eu Era Vivo, com 10 indicações – no entanto, não está entre os finalistas a Melhor Filme – e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho e Praia do Futuro, ambos presentes em 9 categorias. Entre os diretores, apenas Karim Ainouz já havia sido indicado – e premiado – antes. Já nos intérpretes, nomes como Matheus Nachtergaele, Wagner Moura, Caio Blat, Jesuíta Barbosa e Fabiúla Nascimento estão de volta em busca de mais uma conquista, ao lado de novatos como Mônica Martelli, Regina Duarte, Rita Batata, Juliano Cazarré, Gilda Nomacce, Thalita Carauta e Martha Nowill, todos lembrados pela primeira vez em suas carreiras.
Individualmente, no entanto, o campeão de indicações neste ano foi Daniel Ribeiro, que concorre a Melhor Filme, Direção e Roteiro Adaptado pelo longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. Caru Alves de Souza, Caio Gullane, Fabiano Gullane, Alê Abreu, Marco Dutra, Fernando Coimbra, Karim Ainouz, Debora Ivanov, Gabriel Lacerda, Ricardo Cutz e Martin Macías Trujillo receberam, cada um, duas indicações. Entre os estrangeiros, pela primeira vez desde 2002 não há entre os finalistas um representante dos EUA – país campeão de indicações e vitórias nessa categoria. Os finalistas deste ano são do Afeganistão, Polônia, Romênia, Canadá e Argentina. Confira a seguir a relação completa de indicados ao 20° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro:
FILME
- De Menor (Produção: Tata Amaral e Caru Alves de Souza)
- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Produção: Daniel Ribeiro e Diana Almeida)
- O Lobo Atrás da Porta (Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Debora Ivanov, Gabriel Lacerda, Rodrigo Castellar e Pablo Torrecillas)
- O Menino e o Mundo (Produção: Tita Tessler e Fernanda Carvalho)
- Praia do Futuro (Produção: Geórgia Costa Araújo e Hank Levine)
O Lobo Atrás da Porta é o campeão de indicações deste ano, com 12 lembranças em 11 categorias (possui 2 indicações em Atriz Coadjuvante). Já Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (representante brasileiro no Oscar 2015) e Praia do Futuro (selecionado para o Festival de Berlim) estão empatados com 9 indicações. Porém, o primeiro disputa apenas 7 categorias (possui três indicações em Revelação), portanto o segundo tem maiores chances de ser mais premiado. De Menor é o indicado ‘discreto’ do ano, apesar de ter sido premiado no Festival do Rio, e concorre em apenas 4 categorias – o mesmo número, aliás, da animação O Menino e o Mundo, o primeiro longa do gênero a disputar a categoria principal do Guarani em toda a história da premiação.
DIREÇÃO
- Alê Abreu, por O Menino e o Mundo
- Daniel Ribeiro, por Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
- Fernando Coimbra, por O Lobo Atrás da Porta
- Karim Aïnouz, por Praia do Futuro
- Marco Dutra, por Quando Eu Era Vivo
Karim Aïnouz é o único dos cinco indicados que já havia concorrido nessa categoria no Prêmio Guarani. Ele tem um total de nove indicações anteriores (duas nessa categoria, por Madame Satã, 2000, e por O Abismo Prateado, 2013), e ganhou apenas uma vez, pelo Roteiro Original de Cinema, Aspirinas e Urubus (2005). Todos os demais concorrentes são estreantes na premiação, concorrendo pela primeira vez (independente de categoria).
ATOR
- Marat Descartes, por Quando Eu Era Vivo
- Matheus Nachtergaele, por Trinta
- Milhem Cortaz, por O Lobo Atrás da Porta
- Tony Ramos, por Getúlio
- Wagner Moura, por Praia do Futuro
Todos os cinco indicados são velhos conhecidos da premiação. Tanto Wagner Moura quanto Matheus Nachtergaele possuem oito indicações anteriores e três vitórias. O primeiro ganhou como Revelação por Deus é Brasileiro (2003) e como Melhor Ator por Tropa de Elite (2007) e por Tropa de Elite 2 (2010), enquanto que o segundo ganhou como Ator Coadjuvante por O Que É Isso, Companheiro? (1997) e por Kenoma (1998) e como Melhor Direção por A Festa da Menina Morta (2008) – ou seja, ainda falta ganhar nessa categoria. Como Melhor Ator, esta é a sétima indicação de Wagner e a quarta de Matheus. Marat Descartes e Milhem Cortaz possuem apenas uma indicação anterior, e ambos como coadjuvante. O primeiro, no entanto, ganhou por Trabalhar Cansa (2011), enquanto que o segundo apenas concorreu por Querô (2007). Já Tony Ramos está em sua quinta indicação, a terceira nessa categoria, e ainda lhe falta a primeira vitória.
ATRIZ
- Deborah Secco, por Boa Sorte
- Leandra Leal, por O Lobo Atrás da Porta
- Mônica Martelli, por Os Homens são de Marte… E é pra lá que eu Vou
- Regina Duarte, por Gata Velha Ainda Mia
- Rita Batata, por De Menor
Ao contrário da disputa masculina, aqui a maioria das concorrentes são novatas da premiação – Mônica Martelli, Regina Duarte e Rita Batata estão em suas primeiras indicações. Já Deborah Secco possui apenas uma indicação anterior, por Bruna Surfistinha (2011), enquanto que Leandra Leal concorreu em duas ocasiões, e assim como as demais segue no aguardo de sua primeira vitória.
ATOR COADJUVANTE
- Antônio Fagundes, por Quando Eu Era Vivo
- Caio Blat, por Alemão
- Cauã Reymond, por Tim Maia
- Jesuíta Barbosa, por Praia do Futuro
- Juliano Cazarré, por O Lobo Atrás da Porta
Caio Blat é o único já premiado dessa seleção, tendo ganho como Melhor Ator por Bróder (2011). Esta é sua quarta indicação, e nessa categoria ele concorreu antes por Xingu (2012). Juliano Cazarré é o estreante do ano, assim como Jesuíta Barbosa, que concorre pela primeira vez nessa categoria, apesar de ter ganho como Revelação por Tatuagem (2013). Esta é a terceira indicação de Cauã Reymond, que concorreu antes nessa categoria por Estamos Juntos (2011), e a quarta de Antônio Fagundes, que concorreu antes nessa categoria por No Coração dos Deuses (2000).
ATRIZ COADJUVANTE
- Drica Moraes, por Getúlio
- Fabiúla Nascimento, por O Lobo Atrás da Porta
- Gilda Nomacce, por Quando Eu Era Vivo
- Martha Nowill, por Entre Nós
- Thalita Carauta, por O Lobo Atrás da Porta
Fabiúla Nascimento é a única já premiada, mas como Revelação, por Estômago (2009). Esta é sua terceira indicação, e a segunda nesta categoria, tendo concorrido antes por Bruna Surfistinha (2011). Drica Moraes também concorre pela terceira vez, sem nunca ter ganho antes. Assim como Gilda Nomacce, Martha Nowill e Thalita Carauta, todas estreantes na premiação.
DOCUMENTÁRIO
- Brincante (Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Debora Ivanov e Gabriel Lacerda)
- Eduardo Coutinho, 7 de Outubro (Produção: Carolina Benevides e Kátia Nascimento)
- O Mercado de Notícias (Produção: Nora Goulart)
- Os Dias Com Ele (Produção: Paula Pripas e Ricardo Leite)
- Sem Pena (Produção: Eugenio Puppo)
O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado, é o único que concorre também em outra categoria. Já os demais possuem aqui suas únicas indicações. Brincante, no entanto, é dirigido por Walter Carvalho, um dos recordistas do Guarani, com 15 indicações (mais uma nesse ano) e 6 prêmios já conquistados, todos como Diretor de Fotografia.
ROTEIRO ORIGINAL
- Alê Abreu, por O Menino e o Mundo
- Caru Alves de Souza e Fabio Meira, por De Menor
- Felipe Bragança e Karim Ainouz, por Praia do Futuro
- Fernando Coimbra, por O Lobo Atrás da Porta
- Paulo Morelli e Pedro Morelli, por Entre Nós
Dos cinco indicados, quatro concorrem também a Melhor Filme e três como Melhor Direção. O quinto indicado, Paulo e Pedro Morelli, são pai e filho.
ROTEIRO ADAPTADO
- Cao Guimarães e Marcelo Gomes, por O Homem das Multidões
- Daniel Ribeiro, por Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
- Gabriela Amaral Almeida e Marco Dutra, por Quando Eu Era Vivo
- Jorge Furtado e Pedro Furtado, por Boa Sorte
- Matheus Souza, por Confissões de Adolescente
Apenas um dos cinco indicados concorre também a Melhor Filme. Marco Dutra, no entanto, concorre também a Melhor Direção, além de Quando Eu Era Vivo ser um dos recordistas deste ano, presente em 10 categorias. O Homem das Multidões e Confissões de Adolescente tiveram aqui suas únicas indicações, lamentavelmente. Já Pedro e Jorge Furtado, assim como Pedro e Paulo Morelli, são pai e filho.
MONTAGEM
- Cristian Chinen, por Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
- Isabela Monteiro de Castro, por Praia do Futuro
- Juliana Rojas, por Quando Eu Era Vivo
- Karen Akerman, por O Lobo Atrás da Porta
- Lucas Gonzaga, por Entre Nós
Três dos cinco indicados concorrem também a Melhor Filme, e o quarto é um dos campeões de indicações. Já Lucas Gonzaga, montador de Entre Nós, foi premiado antes por 2 Coelhos (2012).
FOTOGRAFIA
- Ali Olcay Gözcaya, por Praia do Futuro
- Aloysio Raulino, por Riocorrente
- Ivo Lopes Araújo, por Quando Eu Era Vivo
- Lula Carvalho, por O Lobo Atrás da Porta
- Walter Carvalho, por Getúlio
Walter e Lula Carvalho são pai e filho, e esta não é a primeira vez que concorrem um contra o outro – em 2008 Lula concorria por Feliz Natal e Walter por Chega de Saudade, mas ambos perderam. Ambos, no entanto, já foram premiados em outras edições – Walter Carvalho tem 6 Guaranis até o momento!
TRILHA SONORA
- Berna Ceppas, por Tim Maia
- Gustavo Kurlat e Rubem Feffer, por O Menino e o Mundo
- Hauschka, por Praia do Futuro
- José Loreau Louizeiro, por Trinta
- Ricardo Cutz, por O Lobo Atrás da Porta
Esta talvez seja a maior chance de vitória da animação O Menino e o Mundo, já que o filme inteiro é composto sem diálogos, baseando muito de sua ação na trilha sonora executada de forma impressionante.
SOM
- Daniel Turini e Fernando Henna, por Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
- Mauricio d’Orey, por Ventos de Agosto
- Ricardo Cutz, por O Lobo Atrás da Porta
- Ricardo Reis e Thiago Bittencourt, por Riocorrente
- Waldir Xavier, por Praia do Futuro
Esta é a única indicação que o drama Ventos de Agosto recebeu, apesar de ter sido uma das produções mais elogiadas dessa temporada.
FIGURINO
- Diogo Costa e Tarsila Furtado, por Quando Eu Era Vivo
- Kika Lopes, por Trinta
- Marcelo Pires e Valeria Stefani, por Getúlio
- Reka Koves, por Tim Maia
- Rosangela Cortinhas, por O Mercado de Notícias
Pela primeira vez, um documentário concorre nessa categoria em 20 anos de Prêmio Guarani.
DIREÇÃO DE ARTE
- Claudio Amaral Peixoto, por Tim Maia
- Daniel Flaksman, por Trinta
- Luana Demange, por Quando Eu Era Vivo
- Marcos Pedroso, por Praia do Futuro
- Thiago Marques, por Getúlio
Os dramas biográficos Trinta, Getúlio e Tim Maia são histórias de época, o que revela uma certa tendência de reconhecimento nessa categoria.
MAQUIAGEM
- André Anastácio, por Quanto Eu Era Vivo
- Lucila Robirosa, por Tim Maia
- Martín Macías Trujillo, por Getúlio
- Martín Macías Trujillo, por Isolados
- Uirandê Holanda, por Trinta
Esta é a única indicação do thriller Isolados, estrelado por Bruno Gagliasso e Regiane Alves.
EFEITOS ESPECIAIS
- Adam Rowland, por Trash: A Esperança Vem do Lixo
- Arthur Furtado, por O Segredo dos Diamantes
- Guilherme Ramalho, por Quando Eu Era Vivo
- Sergio Farjalla Jr., por Alemão
- Vetor Zero e Lobo, por Riocorrente
Esta são as únicas indicações do infantil O Segredo dos Diamantes e do internacional Trash: A Esperança Vem do Lixo.
ELENCO
- Alessandra Tosi, por O Lobo Atrás da Porta
- Anna Luiza Paes de Almeida e Francisco Accioly, por Entre Nós
- Fernanda Neves, por Getúlio
- Luciano Baldan, por Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
- Patricia Faria, por Os Amigos
O prêmio aqui vai para a preparadora ou produtora de elenco, quem seleciona e prepara os atores para o conjunto de atuações apresentado no longa. Esta é a única indicação do drama Os Amigos.
REVELAÇÃO DO ANO
- Fabio Audi, por Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
- Ghilherme Lobo, por Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
- Giovanni Gallo, por De Menor
- João Pedro Zappa, por Boa Sorte
- Tess Amorim, por Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Um único filme conquistou três vagas nessa categoria. Não é a primeira vez que isso acontece, no entanto, pois em 2012 o drama biográfico Gonzaga: De Pai pra Filho também colocou três dos seus atores entre os concorrentes.
FILME ESTRANGEIRO
- A Pedra de Paciência (AFG)
- Ida (POL)
- Instinto Materno (ROM)
- Mommy (CAN)
- Relatos Selvagens (ARG)
Há muito tempo essa seleção não era composta sem um representante dos Estados Unidos. É a primeira vez que o Afeganistão concorre com um representante, assim como a Polônia, a Romênia e o Canadá. Somente a Argentina já havia sido premiada, com O Segredo dos seus Olhos, em 2010.
RANKING:
Ao todo tivemos 27 longas nacionais indicados em ao menos uma das 19 categorias, além dos cinco representantes estrangeiros que disputam a última categoria.
O Lobo Atrás da Porta (12): Filme; Direção; Ator; Atriz; Ator Coadjuvante; Atriz Coadjuvante; Atriz Coadjuvante; Roteiro Original; Montagem; Trilha Sonora; Som; Elenco;
Quando Eu Era Vivo (10): Direção; Ator; Ator Coadjuvante; Atriz Coadjuvante; Roteiro Adaptado; Montagem; Figurino; Direção de Arte; Maquiagem; Efeitos Especiais;
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (09): Filme; Direção; Roteiro Adaptado; Montagem; Som; Elenco; Revelação; Revelação; Revelação;
Praia do Futuro (09): Filme; Direção; Ator; Ator Coadjuvante; Roteiro Original; Montagem; Trilha Sonora; Som; Direção de Arte;
Getúlio (06): Ator; Atriz Coadjuvante; Figurino; Direção de Arte; Maquiagem; Elenco;
Tim Maia (05): Ator Coadjuvante; Trilha Sonora; Figurino; Direção de Arte; Maquiagem;
Trinta (05): Ator; Trilha Sonora; Figurino; Direção de Arte; Maquiagem;
Entre Nós (04): Atriz Coadjuvante; Roteiro Original; Montagem; Elenco;
O Menino e o Mundo (04): Filme; Direção; Roteiro Original; Trilha Sonora;
De Menor (04): Filme; Atriz; Roteiro Original; Revelação;
Boa Sorte (03): Atriz; Roteiro Adaptado; Revelação;
Riocorrente (03): Fotografia, Som; Efeitos Especiais;
Alemão (02): Ator Coadjuvante; Efeitos Especiais;
O Mercado de Notícias (02): Documentário; Figurino;
Gata Velha Ainda Mia (01): Atriz;
Os Homens são de Marte… E é pra lá que eu Vou (01): Atriz;
Sem Pena (01): Documentário;
Eduardo Coutinho, 7 de Outubro (01): Documentário;
Brincante (01): Documentário;
Os Dias com Ele (01): Documentário;
Confissões de Adolescente (01): Roteiro Adaptado;
O Homem das Multidões (01): Roteiro Adaptado;
Ventos de Agosto (01): Som;
Isolados (01): Maquiagem;
O Segredo dos Diamantes (01): Efeitos Especiais;
Trash: A Esperança vem do Lixo (01): Efeitos Especiais;
Os Amigos (01): Elenco;
Deixe um comentário