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Sinopse

O maior crime ambiental da história do Brasil é explorado através das mais variadas perspectivas. Tratando do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, MG, o deputado federal Rey Naldo mostra ao Congresso Nacional como a política e a mineração se relacionam de maneira íntima.

Crítica

As questões ambientais estão no centro da obra do cineasta André D’Elia, como comprovam os documentários Belo Monte: Anúncio de Uma Guerra (2012), A Lei da Água: Novo Código Florestal (2015) e Ser Tão Velho Cerrado (2018). Em O Amigo do Rei, D’Elia segue fiel às suas convicções, não abandonando em nenhum momento o tom denunciatório ao investigar os meandros históricos e sociopolíticos por trás do rompimento da Barragem de Fundão, localizada no município mineiro de Mariana. O desastre ou, como o longa faz questão de esclarecer, o crime ambiental, ocorrido no dia 05 de novembro de 2015, até então o maior da história do Brasil, deixou dezenove mortos, além de um impacto incalculável para o ecossistema e aos habitantes da região, que sofrem com seus efeitos ainda hoje, quatro anos após o incidente, lutando por indenizações e pela chance da reconstrução minimamente digna de suas vidas.

Apresentando um denso material informativo, com depoimentos detalhados de especialistas em mineração, ambientalistas, engenheiros, juristas, membros do Ministério Público de Minas Gerais e líderes sociais, além dos relatos de moradores de Mariana e de cidades vizinhas, tanto em Minas quanto no Espírito Santo – também afetadas pelo mar de lama e rejeitos que tomou a bacia do Rio Doce – D’Elia direciona seu olhar às irregularidades e à negligência por parte tanto das empresas mineradoras quanto dos governantes. Assim, o Estado – representado pelas autoridades municipais, estaduais e federais que passaram pelo poder desde o início dos anos 2000, período em que houve um crescimento notável da atividade da exploração de minérios de ferro – é colocado como cúmplice – e igualmente culpado – das empresas Samarco, Vale S.A e BHP Billiton, donas das barragens.

Da falta de fiscalização, passando pelos alertas e laudos ignorados, que já apontavam para o risco da tragédia, até os fatos pós-rompimento, com a legislação para a construção de novas barragens sendo abrandada – ou invés de se tornar mais rígida, como seria de se esperar – D’Elia vai, pouco a pouco, expondo todos os absurdos de bastidores, bem revelando o poder exercido por Samarco e Vale no meio político – os dados que mostram o montante investido pelas empresas no financiamento das campanhas de candidatos dos principais partidos em eleições recentes são bem esclarecedores. Tendo todo esse conteúdo em mãos, o diretor constrói uma denúncia bem fundamentada, gerando indignação imediata e fazendo com que o espectador compartilhe de parte do sentimento das vítimas, que trazem alguns relatos comoventes sobre como tiveram suas histórias de vida, suas memórias, engolidas pelas águas enlameadas.

As imagens captadas da destruição nos subdistritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, que remetem às ruínas de Pompeia, com a lama fazendo às vezes das cinzas do Vesúvio, potencializam a carga dramática dos depoimentos dessas pessoas comuns esquecidas pelos detentores do poder. Ainda que não deixe de entrar em questões complexas, como a decisão sobre a retomada das atividades da Samarco – afinal, a mineração segue sendo a principal atividade econômica da região e muitos dependem dela para sobreviver – buscando apresentar, ao menos em parte, a visão do outro lado, D’Elia não esconde seu posicionamento, algo que alguns trechos de narração em off  fazem questão de salientar, expondo sua opinião de modo direto. O que acaba enfraquecendo esse material é a tentativa de inserção do elemento ficcional na narrativa, apresentando o personagem de um deputado federal inescrupuloso, Rey Naldo (Luciano Chirolli), a quem o título do longa se refere. Uma representação da corrupção enraizada na política nacional.

As passagens que trazem o personagem, propositalmente caricatas e com intuito satírico, contudo, pouco acrescentam, pelo fato de o retrato da realidade já dar conta da atmosfera de absurdo desejada. Dessa forma, tendo o peso de sua função primária esvaziado, bem como uma faceta alegórica frouxa – de conexão com o passado colonial/exploratório do país – essa parcela ficcional acaba apenas atrapalhando o ritmo narrativo de O Amigo do Rei, já alongado – em suas quase duas horas e meia de duração - e repetitivo em certos momentos. De todo modo, a denúncia de D’Elia se mantém contundente, trazendo um alerta para a possibilidade iminente de repetição dos fatos, que acabaria sendo premonitório, com o rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, deixando mais de 200 mortos e dezenas de desaparecidos. Desastre que torna este registro ainda mais desesperançoso e sombrio em relação ao futuro ambiental brasileiro.

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é formado em Publicidade e Propaganda pelo Mackenzie – SP. Escreve sobre cinema no blog Olhares em Película (olharesempelicula.wordpress.com) e para o site Cult Cultura (cultcultura.com.br).
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