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Sinopse

Um experimento para impedir o aquecimento global falha. A terra é tomada por uma nova Era Glacial. Os únicos sobreviventes estão a bordo de um trem que se desloca sem parar. Ricos na frente. Miseráveis na parte de trás.

Crítica

Expresso do Amanhã, primeiro filme em inglês do diretor sul-coreano Bong Joon-Ho, baseado na HQ francesa Le Transperceneige, parte da ficcional e malograda tentativa de conter o aquecimento global através de uma substância que acaba por congelar nossa atmosfera, excluindo dessa maneira a possibilidade de sobrevivência fora do trem que cruza ininterruptamente o planeta agora submerso em neve e morte. Essa arca moderna contém o que sobrou do mundo, o miniaturizando no que ele tem de melhor e de pior. Castas desempenham papeis bastante específicos ao equilíbrio “necessário” do todo. Ricos vivem na parte da frente, com suas mesas repletas de iguarias, enquanto os miseráveis definham nos compartimentos de trás, alimentando-se de barras de proteínas feitas sabe-se lá de quê.

A insurgência é questão de tempo e ela explode sob a liderança de Curtis (Chris Evans), alguém que já testemunhou toda espécie de barbárie. Ele e seus amigos estão cansados de sobreviver, de comer a mesma porcaria de sempre, de sujeitar-se às ordens dos guardas que promovem contagens diárias, enfim, estão fartos de sub-existir. Então, arquitetam um plano que visa tomar vagão por vagão com destino à extremidade dianteira, onde se encontra aquele que tudo controla, o empresário que anteviu a desgraça e fez de seu veículo ferroviário um microcosmo cruel e revelador da sociedade de antes. O trem, sempre em movimento, talvez para que a inevitabilidade da morte por inércia seja amenizada, guarda os anseios da maioria de alteração do status quo.

A luta de classes, assim, é transferida das ruas para o espaço diminuto do veículo que trafega nos trilhos congelados. De ambiente em ambiente conquistado, os maltrapilhos que brigam por um pouco de dignidade tomam contato com realidades bastante distantes das suas. Bong Joon-Ho ressalta a cada segmento de seu filme a violência dos abismos sociais, a categorização das pessoas, seja por posses ou local de nascimento. Não o faz sem tornar também gráfica essa violência, com sangue colorindo as janelas esbranquiçadas da locomotiva, ao passo que miseráveis, empregados e ricos tombam numa luta movida pela aspiração a direitos básicos, estes negados em virtude da manutenção do conforto de uns poucos. Expresso do Amanhã é um filme político, não no sentido das contendas partidárias, mas por comentar alegórica e criticamente realidades próximas a nós, tão próximas que, às vezes, fica difícil dimensiona-las.

Poderia falar do elenco, sobretudo do desempenho surpreendente de Chris Evans enquanto protagonista e da caricatura bastante certeira que Tilda Swinton faz dos políticos/burocratas puxa-sacos; poderia destacar a construção cênica engenhosa e verossímil; poderia, ainda, exaltar o excelente trabalho de câmera de Bong Joon-ho, responsável por criar imagens fortes e claustrofóbicas que acentuam o clima de opressão. Mas, a rigor, o que me parece realmente certeiro em Expresso do Amanhã (e, claro, isto é moldado pelos elementos citados) é a maturidade de sua visão de mundo, entre o pessimismo e a esperança, entre a constatação da realidade desfavorável e o otimismo teimoso de que dias melhores virão.

O final aponta à nova era, em contraponto à nossa atual sociedade etnocêntrica, prioritariamente branca e cristã. A despeito das já divulgadas disputas criativas/comerciais entre o diretor e os produtores que impuseram cortes significativos e inserções arbitrárias para o lançamento internacional, Expresso do Amanhã é o que toda ficção científica deveria ser: uma parábola contundente sobre nosso próprio tempo.

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
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