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Sinopse

Ana convive com o trauma de ter perdido o filho recém-nascido, vinte anos atrás. Apesar de o marido e a filha mais velha terem aceitado os fatos, ela preserva a esperança de que a criança não tenha morrido de fato, mas tenha sido entregue ilegalmente a outra família. Enfrentando a polícia, os amigos e familiares, ela continua buscando indícios de que sua versão da história está correta.

Crítica

Cicatrizes é um filme ditado pela espera. A primeira imagem apresenta um muro vazio, durante longos segundos, sem qualquer personagem ou ruído – ou seja, a espera inicial é aquela fornecida ao espectador. Em seguida, Ana (Snezana Bogdanovic) aguarda pacientemente a chegada de um carro, e observa uma mulher à distância, em silêncio. Quando é abordada pela polícia e colocada durante horas numa sala vazia, Ana não reclama: “Estou acostumada a esperar”. A filha se indaga sobre os motivos de ver a mãe sempre perto da janela, e expressa sua preocupação: “Você está sempre esperando alguma coisa”.

O roteiro demora a explicar ao espectador o que exatamente ocupa os dias desta mulher. Sabemos que ela guarda um segredo, percebemos a existência de um tabu em família, no entanto o diretor Miroslav Terzic prefere entregar informações a conta-gotas. Entendemos a relação com uma criança, percebemos que o hospital desempenhou uma participação importante no trauma. Seria uma criança perdida? Morta? Em que circunstâncias? Por que Ana não aceita o que aconteceu quase duas décadas atrás? Ao deixar diversas lacunas em aberto, o projeto permite que o espectador projete seus próprios medos, conecte com histórias mais próximas de sua vivência. Afinal, o dilema deste núcleo sérvio poderia ser compreendido em qualquer cultura – como não se identificar com a perda de um filho, independentemente das circunstâncias?

Seria fácil transformar o drama num melodrama e/ou suspense sobre mães-coragem buscando pelo filho sozinhas, lutando contra tudo e todos, chorando e provando sua resiliência (em estilo A Troca, 2008, por exemplo). Ora, o cineasta evita este caminho, preferindo uma abordagem muito mais árida. Não há trilha sonora, facilitadores de roteiro (como diálogos explicativos) nem choros fáceis. Os momentos de catarse são omitidos via silêncio ou sugestão, como se o grito ficasse eternamente preso na garganta de Ana, do marido, da filha mais velha e de outros personagens conectados à história. Ao invés de se propor a solucionar o problema, Terzic está mais preocupado em investigar de que modo ele afeta a vida das pessoas relacionadas. A noção de vidas suspensas é muito bem trabalhada pelas imagens contemplativas, pela convivência pacífica, porém pouco afetuosa, entre os membros da família.

Entre o imperativo de esquecer o caso e seguir adiante (postura do marido e da filha) e a decisão de manter esperanças até o final (postura de Ana), Cicatrizes apresenta um estudo sóbrio sobre a tortura psicológica dos lutos não concluídos. A possibilidade de dúvida, devido à ausência de um cadáver, abre margem a esperanças, fantasias e à ironia de se passar uma vida inteira dedicada à família imaginária, ao invés de se consagrar aos membros efetivamente presentes no lar. O filme se opera entre a urgência dos obsessivos e a dilatação dos conflitos sem resposta; entre a presença quase asfixiante de Ana (dominando 90% das imagens) e seu caráter ausente, pouco comunicativo, reagindo a inúmeras agressões do mundo externo com um semblante impassível.

O elenco desempenha um papel fundamental nesta delicada balança de tons. Julgando pelo início, a composição de Bogdanovic para o papel principal pode parecer excessivamente opaca e contida. O que ela sente quando observa a mulher à distância, ou quando prepara o bolo de aniversário do filho ausente? Aos poucos, no entanto, esta medida se mostra adequada para uma mulher à beira da explosão (ou seria implosão?), fechada em si mesma, alimentada por sua verdade única compartilhada por mais ninguém. Ana representa ao mesmo tempo uma combatente e uma conformista, uma mulher realista e uma sonhadora. Tantas variações são possíveis graças à microscópica evolução proposta pela ótima atriz. Marko Bacovic, no papel do marido, e Jovana Stojiljkovic, interpretando a filha, fornecem interpretações mais externalizadas, em rico contraponto com a protagonista. Mesmo Pavle Cemerikic, que entra tarde na história, consegue expressar um turbilhão de sentimentos através do olhar e do corpo inerte.

Talvez o resultado seja considerado frio ou demasiado hermético para o público médio, devido a tamanha economia de recursos e emoções. No entanto, o diretor constrói um projeto bastante coerente em sua proposta, elegante na elaboração das imagens, e disposto a entregar pequenos respiros poéticos em momentos-chave (os anônimos que encaram Ana, como materializações da culpa dela, e a mão da criança imaginária alcançando o corpo da mãe). Nesta aparente frieza jamais existe qualquer forma de desprezo pela protagonista, observada com paciência e atenção, além de controlar o ponto de vista. Na maneira como a narrativa abraça as decisões de todos os personagens, em suas mais diversas opiniões e comportamentos – Ana, Jovan, Ivana e Marko – encontra-se uma comovente e bem-vinda demonstração de humanismo.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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