12 nov

Saga :: Para Todos os Garotos

Na época em que as comédias românticas praticamente desapareceram das salas de cinema, a Netflix foi a principal responsável por popularizar novamente o gênero. Desta vez, nada de grandes estrelas adultas como Meg Ryan, Sandra Bullock e Hugh Grant, mas astros adolescentes do star system da empresa. Entre as diversas iniciativas de franquias, uma das mais bem-sucedidas foi Para Todos os Garotos, baseada nos livros de Jenny Han. A autora confirmou que muitos estúdios se interessaram pela adaptação, contanto que pudessem mudar a etnia da heroína. Ela se recusou a assinar este acordo, privilegiando a única produtora que aceitou manter uma protagonista coreana-americana.
Entra em cena Lana Condor, cujos créditos principais no cinema até então vinham de X-Men: Apocalipse (2016) e O Dia do Atentado (2016). A parceria da jovem atriz com Noah Centineo, um dos principais atores jovens da Netflix, agradou o público e os críticos, com reações quase unanimemente positivas. Atingindo a marca de 80 milhões de visualizações, segundo números da empresa, Para Todos os Garotos que Já Amei (2018) se tornou uma das produções originais de maior sucesso do gigante do streaming.
Este resultado acelerou a viabilização das sequências, filmadas simultaneamente. Como a diretora Susan Johnson estava ocupada com outros projetos, ela assina apenas a produção nas sequências, deixando a direção com Michael Fimognari. Noah Centineo e Lana Condor retomam os papéis principais, junto a outros atores presentes em toda a saga: John Corbett, Janel Perrish, Madeleine Arthur e Sarayu Blue. Estreando em 2020 e 2021, Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você e Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre tiveram respostas mais modestas, sendo considerados previsíveis e parecidos demais com o original. Mesmo assim, encerraram a trajetória de amadurecimento de Lara Jean. Ironicamente, enquanto Noah Centineo assinou diversos contratos para novos filmes a partir da saga romântica, Lana Condor enfrenta dificuldades para conseguir novos projetos de peso.

Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre
To All the Boys: Now and Forever, Estados Unidos, 2021
Romance, Drama, Comédia, 109 min.
De Michael Fimognari
Com Noah Centineo, Lana Condor, John Corbett, Henry Thomas, Janel Parrish, Madeleine Arthur, Sarayu Blue, Lisa Durupt
Sinopse: Na conclusão da trilogia, a formatura se aproxima e Lara Jean faz uma viagem à Coreia do Sul para encontrar os pais. Na volta, ela precisa pensar sobre o seu futuro, seja com Peter, ou sem ele.
Nota IMDb: 6,3/10
Nota Rotten Tomatoes: 79%
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nossa crítica: “O filme é tudo aquilo que dele se espera. Essa honestidade, se por um lado pode ser decepcionante, pois a todo momento derrapa numa previsibilidade constrangedora, também é reconfortante por uma postura rara atualmente”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.

Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você
To All the Boys: P.S. I Still Love You, Estados Unidos, 101 min.
Romance, Drama, Comédia, Estados Unidos, 2020
De Michael Fimognari
Com Noah Centineo, Lana Condor, John Corbett, Henry Thomas, Janel Parrish, Madeleine Arthur, Sarayu Blue, Ross Butler, Holland Taylor
Sinopse: Quando outro destinatário de uma das cartas de Lara Jean reaparece na vida da garota, ela precisa transformar o namoro fictício com Peter num compromisso real.
Nota IMDb: 6,0/10
Nota Rotten Tomatoes: 76%
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nossa crítica: “Abrindo espaço para mais perguntas e deixando que as respostas sejam construídas junto com sua audiência, o filme não apenas acerta no que dele é esperado, como também dá um passo adiante em uma época por si só tão conturbada”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.

Para Todos os Garotos que Já Amei
To All the Boys I’ve Loved Before, Estados Unidos, 2018
Romance, Drama, Comédia, 99 min.
De Susan Johnson
Com Noah Centineo, Lana Condor, John Corbett, Janel Parrish, Anna Cathcart, Andrew Bachelor, Trezzo Mahoro, Madeleine Arthur, Emilija Baranac, Israel Broussard
Sinopse: Lara Jean decide escrever cartas para todos os meninos por quem já se apaixonou. Ela nunca pretende enviá-las aos garotos, mas quando as cartas misteriosamente chegam aos destinatários, a vida da estudante se transforma. De repente, os amores de sua vida voltam para confrontá-la.
Nota IMDb: 7,1/10
Nota Rotten Tomatoes: 96%
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nossa crítica: “No final das contas, sem ousar além da conta, trilha caminhos seguros, e os faz com confiança, investindo no garantido e avançando na medida do possível. O que, diante das expectativas levantadas, já parece estar de bom tamanho”. Leia na íntegra o texto de Robledo Milani.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *