O que é Edição de Som? A melhor explicação é que esta categoria privilegia o resultado do trabalho do time que vai ao set de filmagem munido de microfones, mesas de mixagem, cabos, booms e lapelas. A função desses profissionais é posicionar esses aparelhos para que o som das cenas seja captado de forma correta: o diálogo dos atores, os ruídos de fundo, estampidos de tiros, barulhos de explosões. É essa turma, também, que decide como gravar tudo isso (em mono, stereo ou surround) para criar a melhor experiência sonora para o espectador. Os técnicos aqui envolvidos são tão próximos dos envolvidos na categoria-irmã de Mixagem de Som que três profissionais, neste ano, concorrem em ambas: Skip Lievsay (Roma), Ai-Ling Lee (O Primeiro Homem) e Steve Boeddeker (Pantera Negra). Mas será que algum deles tem chances reais de vitória? E quais foram os favoritos do sindicato respectivo – Motion Pictures Sound Editors? Confira as nossas apostas!
Indicadas
- Pantera Negra, de Benjamin A. Burtt, Steve Boeddeker
- Bohemian Rhapsody, de John Warhurst, Nina Hartstone
- O Primeiro Homem, de Ai-Ling Lee, Mildred Iatrou
- Um Lugar Silencioso, de Ethan Van der Ryn, Erik Aadahl
- Roma, de Sergio Diaz, Skip Lievsay
FAVORITO
Bohemian Rhapsody, de John Warhurst, Nina Hartstone
Premiado pela Motion Pictures Sound Editors como Edição de Som em Musical e Edição de Som em Diálogos, Bohemian Rhapsody tem tudo para levar esse ouro para casa. Afinal, ganhou também o Bafta (como Melhor Som) e o prêmio da Association of Motion Picture Sound (AMPS). E como a maioria dos votantes da Academia irá apostar nesse filme na categoria-irmã de Melhor Mixagem de Som, é bem provável que a inércia acabe falando mais alto e, já que vai levar um, que leve os dois de vez. Mas não será um resultado injusto. Somente a cena da apresentação do Queen no show do Live Aid já é suficiente para deixar qualquer um de queixo caído – e para garantir mais uma vitória em sua trajetória!
AZARÃO
Pantera Negra, de Benjamin A. Burtt, Steve Boeddeker
Lembrado em duas categorias do Motion Pictures Sound Editors, perdeu ambas – Edição de Som em Trilha Sonora para Homem-Aranha no Aranhaverso e Efeitos Sonoros para Um Lugar Silencioso. No entanto, não há consenso quanto a nenhum desses dois escolhidos por quem entende do assunto – o primeiro nem está indicado aqui. Já Pantera Negra é um dos campeões de indicações deste ano, concorrendo em sete categorias, inclusive a Melhor Filme, e arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão nas bilheterias de todo o mundo – ou seja, muitos dos votantes podem não ter assistido aos demais concorrentes, mas esse aqui, com certeza, todo mundo viu. Indicado a Melhor Som pelo Awards Circuit Community, ao Hollywood Post Alliance, ao International Online Cinema, ao Online Film & Television Association, ao Satellite e ao CinEuphoria Awards, tem tudo para fazer bonito por aqui também, graças ao grande apoio que o filme tem recebido pelos membros da Academia.
SEM CHANCES
O Primeiro Homem, de Ai-Ling Lee, Mildred Iatrou
Indicado ao Oscar apenas em categorias técnicas – quando ambicionava emplacar em outras mais relevantes, como Filme, Direção, Ator e Atriz Coadjuvante – o drama O Primeiro Homem não conquistou tantos admiradores quanto se esperava. Nominado ao Bafta e ao prêmio da Association of Motion Picture Sound na categoria conjunta de “Melhor Som”, concorreu em Edição de som no International Online Cinema Awards, no Satellite e em três categorias do Motion Picture Sound Editors. Ou seja, é o típico caso de quem é lembrado para todas as festas – mas nunca como o convidado de honra!
ESQUECIDO
Homem-Aranha no Aranhaverso, de Katie Greathouse, Catherine Wilson
Vencedora do prêmio do sindicato na categoria de Edição de Som em Trilha Sonora, a animação Homem-Aranha no Aranhaverso bateu quatro dos concorrentes lembrados pelo Oscar: Pantera Negra, O Primeiro Homem, Roma e Um Lugar Silencioso. Sem esquecer que ganhou também na categoria específica de Edição de Som em Animação. E se recordarmos que também foi indicado ao Cinema Audio Society em Mixagem de Som, evidencia a excelência do trabalho dedicado ao áudio do filme. A questão maior, no entanto, parece ser a falta de conhecimento em relação aos esforços envolvidos por se tratar de uma produção animada. E como muita gente ainda confunde as duas áreas, temos aqui uma vítima que ficou de fora, mas merecia, e muito, ter sido lembrada.
:: Confira aqui tudo sobre o Oscar 2019 ::
Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)
- Dahomey - 13 de dezembro de 2024
- Um Homem Diferente - 12 de dezembro de 2024
- Marcello Mio - 12 de dezembro de 2024
Deixe um comentário