De 02 a 12 de outubro de 2025, a capital carioca se transforma na cidade mais importante do cinema nacional. Isso porque acontece mais um Festival do Rio! A 27ª edição exibe cerca de 300 filmes, entre produções nacionais e internacionais, com títulos aclamados nos maiores festivais do mundo, representantes de diversos países que tentam vaga no Oscar 2026 e clássicos que serão homenageados.
A programação oficial tem sessões especiais e gratuitas, exibições com acessibilidade, mostras paralelas, homenagens e uma seleção que reflete, segundo revelado pelos responsáveis, “a diversidade e a variedade da produção brasileira e internacional”.
Em 2025, Depois da Caçada, de Luca Guadagnino, e Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, de Chloé Zhao, foram escolhidos como filmes de abertura e encerramento, respectivamente. E outros conceituados artistas terão obras suas projetadas, como Juliette Binoche, Claire Denis, Paolo Sorrentino, Kristen Stewart e Werner Herzog. Ah! E sem esquecer de Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura, diretor e protagonista, respectivamente, de O Agente Secreto, representante do Brasil na buscar pelo Oscar 2026.

Aos interessados, os ingressos individuais já estão disponíveis para compra no site ingresso.com. Os tickets também podem ser retirados nos cinemas participantes. A sessões acontecem em 22 salas de cinema do circuito comercial.
E o Papo de Cinema, é claro, mais uma vez, marca presença no evento, trazendo a cobertura completa diretamente da Cidade Maravilhosa. A seguir, fique com nosso guia do Festival do Rio 2025, especial que será atualizado com novidades dia a dia. Entrevistas exclusivas, críticas em primeira mão e registros dos bastidores fazem parte da nossa missão de acompanhar cada detalhe.
FESTIVAL DO RIO 2025
:: ABERTURA ::
Depois da Caçada
After the Hunt
EUA / Itália, 2025
Crime/Drama/Thriller, 139 min
De Luca Guadagnino
Com Julia Roberts, Andrew Garfield, Chloë Sevigny, Ayo Edebiri, Michael Stuhlbarg
Exibições/Prêmios: Festival de Veneza (Leão Queer)
:: ENCERRAMENTO ::
Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
Hamnet
Reino Unido, 2025
Drama/Biografia, 125 min
De Chloé Zhao
Com Jessie Buckley, Paul Mescal, Emily Watson
Exibições/Prêmios: Festival de Toronto (premiado como Melhor Filme)
:: MOSTRA PREMIÈRE BRASIL: HORS CONCOURS ::
O Agente Secreto
Brasil/França/Países Baixos/Alemanha, 2025
Drama/Thriller/Comédia, 158 min
De Kleber Mendonça Filho
Com Wagner Moura, Carlos Francisco, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino, Tânia Maria, Hermila Guedes
Exibições/Prêmios: Festival de Cannes (Melhor Direção, Melhor Ator, Prêmio da Crítica)
O que nós achamos: “O cineasta convida o espectador a seguir os passos de um homem em rota de fuga, não pelo que fez ou por algum plano futuro, mas pelo que acredita e pela pessoa que é“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Para Vigo Me Voy!
Brasil, 2025
Documentário, 97 min
De Lírio Ferreira, Karen Harley
Com Carlos Diegues
Exibições/Prêmios: Festival de Cannes (Mostra Golden Eye)
O que nós achamos: “A opção de entregar a narrativa, em grande medida, ao próprio Cacá é o que confere ao filme um tom íntimo. É ele quem conduz a memória, já fragilizado pela saúde”. Confira a crítica completa de Victor Hugo Furtado
Querido Mundo
Brasil, 2025
Comédia/Drama/Romance, 95 min
De Miguel Falabella
Com Eduardo Moscovis, Danielle Winits, Malu Galli
Exibições/Prêmios: Festival de Gramado (premiado como Melhor Atriz para Malu Galli)
O que nós achamos: “Desde o início, as atuações de Malu e Moscovis se destacam. Mesmo em seus rompimentos, ambos já revelam fragilidade que pode causar incômodo, mas logo se converte em doçura que sustenta o interesse“. Confira na íntegra a crítica de Victor Hugo Furtado
Perrengue Fashion
Brasil, 2025
Comédia, 105 min
De Flávia Lacerda
Com Ingrid Guimarães, Filipe Bragança
:: MOSTRA PREMIÈRE BRASIL: GERAÇÃO ::
Quatro Meninas
Brasil, 2025
Drama/História, 89 min
De Karen Suzane
Exibições/Prêmios: Festival de Brasília (mostra competitiva de longas)
Com Ágatha Marinho, Alana Cabral, Dhara Lopes, Maria Ibraim, Duda Batsow
O que nós achamos: “Falha de partida, visto a proposta atabalhoada que leva adiante, como se o ontem não fosse decisivo para a realidade do agora“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Tainá e Os Guardiões da Amazônia: Em Busca da Flecha Azul
Brasil, 2025
Animação/Aventura/Infantil, 78 min
De Alê Camargo
Exibições/Prêmios: Bonito CineSur
O que nós achamos: “É admirável que a animação não ceda à tentação de simplificar demais sua abordagem. Os responsáveis por esta nova leitura parecem saber que o impacto provocado nos jovens espectadores da aposta de 2000 pode se repetir com as crianças de hoje“. Confira na íntegra a crítica de Victor Hugo Furtado
:: MOSTRA PREMIÈRE LATINA ::
Um Cabo Solto
Un cabo suelto
Argentina/Uruguai/Espanha, 2025
Drama, 95 min
De Daniel Hendler
Com Pilar Gamboa, Sergio Prina, Alberto Wolf
Exibições/Prêmios: Cine Ceará 2025 (premiado como melhor atuação principal e coadjuvante para Prina e Gamboa, respectivamente)
O que nós achamos: “Deixa registro marcante de um espaço peculiar, onde as semelhanças e diferenças se entrelaçam em jogo fascinante. Um filme que encontra beleza justamente na fronteira: naquilo que separa, mas também une”. Confira a crítica completa de Victor Hugo Furtado
:: MOSTRA PREMIÈRE BRASIL: ESTADO DAS COISAS – ESPECIAL COP30 ::
Do Outro Lado do Pavilhão
Brasil, 2025
Documentário, 72 min
De Emilia Silveira
Com Érica Martins, Núbia Nogueira
Exibições/Prêmios: Cine Ceará 2025
O que nós achamos: “É manifesto em favor de mulheres como Érica e Núbia, que pouco dialogam com as conquistas recentes do feminismo, mas escancaram a distância que ainda precisa ser percorrida. O longa traz números alarmantes”. Confira a crítica completa de Victor Hugo Furtado
Rua do Pescador Nº6
Brasil, 2025
Documentário, 72 min
De Bárbara Paz
Exibições/Prêmios: É Tudo Verdade 2025; Bonito CineSur 2025
O que nós achamos: “O título escuta seus retratados por meio de uma abordagem estética que, mesmo poética, não se esquece da missão a que se propõe. As camadas se fundem, sem hierarquia, para relatar a tragédia“. Confira na íntegra a crítica de Victor Hugo Furtado
MOSTRA ESPECIAL COP30: FUTUROS POSSÍVEIS
Dahomey
França/Senegal/Benim, 2024
Documentário, 68 min
De Mati Diop
Exibições/Prêmios: Festival de Berlim (premiado com o Urso de Ouro de Melhor Filme)
O que nós achamos: “Aqui se tem um filme de começos, não em busca de um fim, mas satisfeito em se colocar enquanto ponte, ligando fatos e permitindo revelações. O depois, portanto, está tanto em quem o assiste, como também nos que ocupam o centro da tela, tanto hoje, quanto amanhã“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
As Hiper Mulheres
Brasil, 2012
Documentário, 80 min
De Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro
Exibições/Prêmios: Festival de Gramado 2012 (premiado com o Troféu Especial do Júri e Melhor Montagem)
O que nós achamos: “As barreiras entre documentário e ficção ficam borradas até certo ponto em As Hiper Mulheres. Para o espectador desavisado e menos atento, não há questionamento sobre um ou outro. E se não provoca reflexão, qual seu efeito? Porém, por outro lado, qualquer um mais observador perceberá logo as evidentes impossibilidades de um registro sem intromissão“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos
Brasil/Portugal, 2018
Documentário, 114 min
De Renée Nader Messora, João Salaviza
Exibições/Prêmios: Festival de Cannes 2018 (vencedor do Prêmio do Júri na Mostra Um Certo Olhar)
O que nós achamos: “Apesar da morosidade que ocasionalmente se instaura, vista, majoritariamente, na tendência do filme a se demorar nas reflexões silenciosas do protagonista açoitado por dúvidas de várias fontes, Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos é um retrato pungente e bonito desses embates de naturezas cinematográfica e antropológica“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Era o Hotel Cambridge
Brasil/França, 2017
Drama, 99 min
De Eliane Caffé
Com Isam Ahmad Issa, Paulo Américo, Thais Carvalho, José Dumont, Suely Franco
Exibições/Prêmios: Festival de Rio 2016 (premiado com o Troféu FIPRESCI)
O que nós achamos: “Consegue ser também um filme divertido, principalmente pelo tratamento despojado que dispensa a seus personagens. É quase como se Caffé fizesse das cenas de política bruta pequenos, mas poderosos, interregnos no que realmente lhe interessa mostrar: o cotidiano de romances, encontros, desencontros e brincadeiras“. Confira na íntegra a crítica de Wallace Andrioli
Eu, Capitão
Io capitano
Itália/Bélgica/França, 2023
Drama, 121 min
De Matteo Garrone
Com Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo, Hichem Yacoubi
Exibições/Prêmios: Oscar 2024 (indicado a Melhor Filme Internacional)
O que nós achamos: “O filme é sobre a recompensa pela persistência, pois prioriza um elogio à resiliência de Seydou em detrimento do diagnóstico maior“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Lixo Extraordinário
Brasil/Reino Unido, 2010
Documentário, 99 min
De Lucy Walker, Karen Harley, João Jardim
Exibições/Prêmios: Oscar 2011 (indicado a Melhor Documentário Longa)
O que nós achamos: “A valorização daqueles humildes trabalhadores através da bela obra de arte de um artista que sabe o que é ter vivido á margem da sociedade, faz de Lixo Extraordinário um favorito e postulador do prêmio mais desejado do planeta“. Confira na íntegra a crítica de Alexandre Derlam
Martírio
Brasil, 2016
Documentário, 160 min
De Vincent Carelli
Exibições/Prêmios: Festival de Brasília 2016 (premiado com o Troféu Especial do Júri Oficial, Melhor Longa do Público e Prêmio do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro)
O que nós achamos: “Fica como reflexão a necessidade de debater e buscar um equilíbrio entre o avanço econômico desenfreado nos campos e os direitos indígenas. Carelli consegue com êxito entregar isto ao público que sai da sessão com sensação de revolta“. Confira na íntegra a crítica de Renato Cabral
O Sal da Terra
França/Itália/Brasil, 2014
Documentário, 110 min
De Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders
Exibições/Prêmios: Oscar 2015 (indicado a Melhor Documentário Longa)
O que nós achamos: “É, portanto, por mostrar que talento é imortal e pode vir de qualquer lugar, que este filme consegue se destacar de tantos similares e se mostrar único no retrato que promove do artista, eternamente jovem, independente da idade – dele ou nossa“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Piripkura
Brasil, 2017
Documentário, 82 min
De Bruno Jorge, Mariana Oliva, Renata Terra
Exibições/Prêmios: Festival do Rio 2017
O que nós achamos: “O documentário recorrentemente faz isso, ou seja, acessa uma instância de extrema relevância, como a influência política ao futuro indígena, mas não a desenvolve como poderia. Uma pena, pois seu ímpeto é bastante louvável“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
Propriedade
Brasil, 2022
Drama/Violência, 100 min
De Daniel Bandeira
Com Malu Galli, Tavinho Teixeira, Clebia Sousa, Edilson Silva
Exibições/Prêmios: Festival de Berlim 2023 (mostra panorama)
O que nós achamos: “Beirando o sadismo em muitas das opções elaboradas, tem-se um filme indeciso em apenas retratar o estado doentio de uma sociedade ou desempenhar seu papel como agente transformador, algo ao qual a arte deveria almejar como ambição maior“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Saneamento Básico, O Filme
Brasil, 2007
Drama/Comédia, 112 min
De Jorge Furtado
Com Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Janaína Kremer, Lázaro Ramos, Paulo José
Exibições/Prêmios: Prêmio Grande Otelo 2008 (indicado a Melhor Roteiro Original e Efeitos Visuais)
O que nós achamos: “Com um bom desempenho do conjunto do elenco (apesar de seus altos e baixos) e uma trama enxuta, que surpreende pelo inusitado e convence pela simplicidade, é uma produção que tem tudo para conquistar um público fiel e entusiasmado“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
Uma História de Amor e Fúria
Brasil, 2013
Animação/Aventura/Drama, 98 min
De Luiz Bolognesi
Com Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro, Laís Bodanzky
Exibições/Prêmios: Festival de Annecy 2013 (premiado como Melhor Filme)
O que nós achamos: “É uma obra digna de uma cinematografia adulta e ambiciosa, e por isso merece ser vista com respeito e curiosidade. Se alguns pontos são assumidamente ingênuos e se a técnica destoa do perfeccionismo hollywoodiano ao qual estamos acostumados, por outro lado há muitos ganhos“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
:: MOSTRA FORUM DES IMAGES ::
Grand Central
França/Áustria, 2013
Comédia/Drama/Romance, 94 min
De Rebecca Zlotowski
Com Tahar Rahim, Léa Seydoux, Olivier Gourmet, Denis Ménochet, Nahuel Pérez Biscayart
Exibições/Prêmios: Festival de Cannes (premiado com o Troféu François Chalais)
O que nós achamos: “Lembra o tom de denúncia defendido no marcante Silkwood: O Retrato de uma Coragem (1983), principalmente pela ambientação onde a história se desenvolve, porém sem a mesma intensidade e radicalismo em seu discurso“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
:: MOSTRA CLÁSSICOS & CULTS ::
Amores Brutos
Amores perros
México, 2000
Drama/Thriller, 154 min
De Alejandro González Iñárritu
Com Gael García Bernal
Exibições/Prêmios: Oscar 2001 (indicado a Melhor Filme Estrangeiro)
O que nós achamos: “É absurdamente agressivo com seu público, esmigalhando qualquer possibilidade de redenção moral, otimismo bobo ou crença de que a justiça possa ganhar espaço em um mundo adulto. Segue, portanto, debochando da condição humana romantizada e explorando a desgraça como fator primordial do drama diário“. Confira na íntegra a crítica de Filipe Pereira
Apocalypse Now
Apocalypse Now
EUA, 1979
Drama/Guerra, 147 min
De Francis Ford Coppola
Com Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Frederic Forrest, Laurence Fishburne, Dennis Hopper
Exibições/Prêmios: Oscar 1980 (premiado como Melhor Fotografia e Som)
O que nós achamos: “Entende-se aqui o conflito entre duas existências, o velho dilema de matar ou morrer, de ser um homem em um ambiente onde a melhor chance que você tem é se reduzindo a um animal“. Confira na íntegra a crítica de Eduardo Dorneles
Incêndios
Incendies
Canadá/França, 2010
Drama/Guerra/Mistério, 131 min
De Denis Villeneuve
Com Mustafa Kamel, Hussein Sami, Rémy Girard
Exibições/Prêmios: Oscar 2011 (indicado a Melhor Filme Estrangeiro)
O que nós achamos: “O polêmico desfecho da trama pode até parecer inverossímil, considerando que se sustenta numa série de coincidências dignas de um romance de Dickens (ou de uma telenovela), porém isso não é, de maneira alguma, um defeito“. Confira na íntegra a crítica de Marina Paulista
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