A terceira semana de abril presenteia cinéfilos de todo o país com oito aguardadas estreias. E o melhor: elas apresentam uma gama diversificada de gêneros. O primeiro destaque fica por conta de um drama japonês – carimbado pelo Festival de Veneza 2017 – que acompanha um misterioso crime aparentemente sem solução. Ainda na pegada da política e violação da lei, tem um longa internacional – mas dirigido por um brasileiro – que promete contar de forma contagiante os eventos da Operação Thunderbolt, que aconteceu em 1976 na Uganda. O cinema brasileiro chega com um romance estrelado por conhecidos nomes da televisão, um documentário selecionado para o Festival de Brasília e a adaptação de um clássico da literatura nacional, comandada por um dos grandes mestres da nossa cinematografia! Um suspense que conta com uma vencedora do Oscar como protagonista, uma comédia romântica alemã baseada em fatos reais e, é claro, aquele título de terror básico para empolgar os amantes do susto coletivo, completam o menu de opções. E aí? Ficou curioso? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, entrevistas exclusivas e muito mais!

 

Todo Clichê do Amor
Brasil, 2018
Romance, 83 minutos
De Rafael Primot
Com Rafael Primot, Maria Luísa Mendonça, Débora Falabella, Marjorie Estiano, Gilda Nomacce
Curiosidades: Mesmo diretor de Gata Velha Ainda Mia (2014);
Nota Papo de Cinema: 4/10
Estreia SP / RJ
O que nós achamos: “A superficialidade domina a construção dessas figuras, de seus dilemas e relações, gerando pouco interesse nos mesmos, e até as tentativas de reviravoltas inesperadas – como o cruzamento de tramas sem maiores justificativas no desfecho – não surtem um efeito notável”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro
EXCLUSIVO :: Entrevista com o diretor, ator e roteirista Rafael Primot
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Gilda Nomacce
EXCLUSIVO :: Entrevista com a atriz Debora Falabella

 

Quase Memória
Brasil, 2015
Drama/Comédia, 95 minutos
De Ruy Guerra
Com Tony Ramos, Mariana Ximenes, João Miguel, Charles Fricks
Curiosidades: Selecionado para o Festival do Rio 2015;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 7,6/10
Estreia SP / RJ / PI / BA / ES / DF / RS / PR / MG / GO
O que nós achamos: “O diretor já entregou grandes filmes no passado, mas enquanto o autor tentou – e conseguiu – criar um painel afetivo de sua própria história, o cineasta se perde em caminhos sem saída e decisões ultrapassadas, como se o romance fosse um fim, e não um processo”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Entrevista com o ator Tony Ramos

 

Construindo Pontes
Brasil, 2017
Documentário, 72 minutos
De Heloisa Passos
Curiosidades: 50º Festival de Brasília: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 5,8/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “O documentário parte de um lugar bastante pessoal, tocando questões relevantes, mas parece empenhado excessivamente em discutir metodologia e cristalizar um exemplo, grosso modo, da polarização reinante na contemporaneidade”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller
EXCLUSIVO :: Entrevista com a diretora Heloísa Passos

 

O Terceiro Assassinato
Sandome no satsujin, Japão, 2017
Drama/Crime, 124 minutos
De Hirokazu Koreeda
Com Masaharu Fukuyama, Kôji Yakusho, Shinnosuke Mitsushima
Curiosidades: Festival de Veneza 2017: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 9/10
Nota AdoroCinema: 4,5/5
Nota do IMDB: 6,9/10
Nota do Metacritic: 65/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “O relevante, neste excelente filme, é o que se desprende das conversas, das interações consanguíneas, enfim, da experiência que leva o protagonista a questionar suas arraigadas crenças, enquanto agente da lei e pessoa”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

7 Dias em Entebbe
Entebbe, EUA/Reino Unido, 2018
Drama/Crime, 106 minutos
De José Padilha
Com Rosamund Pike, Daniel Brühl
Curiosidades: Baseado em uma história real;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 5,5/10
Nota do Metacritic: 49/100
Bilheteria mundial: US$ 4,4 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Falha ao empolgar como thriller. O diretor não consegue replicar a tensão e o senso de urgência de seus melhores trabalhos, fazendo com que a noção de corrida contra o tempo e do risco de tragédia sejam abafados”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

Submersão
Submergence, EUA/Alemanha/França, 2017
Drama/Romance, 112 minutos
De Wim Wenders
Com Alicia Vikander, James McAvoy
Curiosidades: Festival de San Sebastián 2017: Seleção Oficial;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota do IMDB: 5,6/10
Nota do Metacritic: 38/100
Orçamento: US$ 15 milhões
Estreia MG / DF / SP / PR / CE / AL / RS / PE / RJ / BA / PI
O que nós achamos: “O diretor realiza um filme difícil de acompanhar sem algum enfado, com brilhos bem circunstanciais, perdido em suas pretensões não alcançadas, ainda que tenha dois ótimos intérpretes que tentem observar as camadas dos protagonistas que descobrem o amor nas proximidades do abismo”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

De Encontro com a Vida
Mein Blind Date mit dem Leben, Alemanha, 2017
Comédia Romântica, 111 minutos
De Marc Rothemund
Com Kostja Ullmann, Jacob Matschenz, Anna Maria Mühe
Curiosidades: Baseado em uma história real;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota AdoroCinema: 2/5
Nota do IMDB: 7,1/10
Estreia SP / RJ / MG / DF / PR / SC / CE / AL / AM / RS / PE / BA / ES
O que nós achamos: “O filme telegrafa seus passos, não fugindo substancialmente ao que já vimos e revimos, inclusive em obras melhores”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Exorcismos e Demônios
The Crucifixion, EUA/Reino Unido, 2017
Drama, 90 minutos
De Xavier Gens
Com Sophie Cookson, Corneliu Ulici, Ada Lupu
Curiosidades: Mesmo diretor de Hitman: Assassino 47 (2007);
Nota Papo de Cinema: 1/10
Nota do IMDB: 5/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “É um equívoco quase completo, com suas tentativas fracassadas de instaurar uma atmosfera atemorizante, seus jump scares fajutos e previsíveis e uma incapacidade de criar empatia entre o espectador e os personagens, dada a superficialidade destes”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *