Chega nessa semana aos cinemas de todo o Brasil – com uma semana de antecedência ao lançamento nos EUA – o drama esportivo Rush: No Limite da Emoção, de Ron Howard. Ambientado no competitivo universo da Fórmula 1 e registrando uma disputa histórica entre os corredores James Hunt e Niki Lauda nos anos 1970, este filme desperta um interesse todo especial nos brasileiros também por se tratar de um esporte que já nos trouxe vários momentos de orgulho nacional. E um dos nossos maiores ídolos foi retratado também no cinema, porém ao invés de um registro ficcional, tem-se o premiado documentário Senna, sobre a ascensão, a glória e o trágico fim do tricampeão Ayrton Senna. Agora, além do tema em comum, quais são as relações entre estes dois filmes? O Papo de Cinema foi investigar e a gente revela agora:
1. Senna (2010)
Lançado em 2010 com direção do inglês Asif Kapadia, essa produção britânica oferece um amplo painel sobre a vida de Ayrton Senna da Silva, um dos maiores esportistas brasileiros de todos os tempos. Premiado com 2 BAFTAs – o Oscar da Inglaterra – como Melhor Documentário e Melhor Montagem – Senna propõe um olhar sobre os principais momentos da carreira do piloto, os momentos que antecederam o acidente fatal que lhe tirou a vida e até mesmo cenas de sua vida pessoal e íntima, com depoimentos e imagens de arquivo dele ao lado de suas namoradas mais famosas, como Adriane Galisteu e a rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel…
2. Amor Estranho Amor (1982)
Xuxa Meneghel, uma das celebridades mais famosas do Brasil, muito antes de se tornar popular junto ao público infantil, entreteve com eficiência adultos de todas as idades em produções cinematográficas não pornográficas, mas certamente de alto conteúdo erótico. Um destes filmes é o polêmico Amor Estranho Amor, de Walter Hugo Khouri, em que ela aparece seduzindo um garoto de 14 anos. Ao seu lado estão outros nomes de destaque no cenário artístico nacional, como Tarcísio Meira e Vera Fischer…
3. O Quinto Macaco (1990)
Vera Fischer se tornou famosa primeiro como Miss Brasil, título conquistado em 1969. Desde então trabalhou como modelo fotográfico e, finalmente, como atriz, se tornando famosa não somente no nosso país, mas também no exterior. Esse alcance internacional se deve as suas participações em projetos estrangeiros, como o ecológico O Quinto Macaco, produção filmada no Brasil e estrelada pelo vencedor do Oscar Ben Kingsley…
4. Homem de Ferro 3 (2013)
Ben Kingsley tem uma das carreiras mais prolíficas e variadas de Hollywood. Premiado com o Oscar de Melhor Ator por Gandhi em 1982, foi indicado mais três vezes ao maior prêmio do cinema americano, além de ter marcado presença em projetos elogiados pela crítica e também em muitos sucessos de público. Como neste ano, em que apareceu como o vilão Mandarim de Homem de Ferro 3, terceiro capítulo da saga do herói da Marvel interpretado por Robert Downey Jr…
5. Os Vingadores (2012)
Robert Downey Jr já teve altos e baixos em sua carreira, e atualmente passa por
um dos momentos de maior sucesso. Indicado duas vezes ao Oscar, conseguiu deixar para trás o vício em drogas e bebidas e se envolveu em franquias milionárias, como a do Homem de Ferro, que além de ter aparecido em três longas-metragens muito bem sucedidos, teve presença marcante também no blockbuster Os Vingadores, ao lado de outros heróis interpretados por astros como Chris Evans, Mark Ruffalo e Chris Hemsworth…
6. Rush: No Limite da Emoção (2013)
Chris Hemsworth, aliás, que agora deixa um pouco de lado o deus Thor (que
volta em breve num segundo episódio, previsto para chegar aos cinemas em novembro) para viver nas telas a história real de James Hunt e seu principal inimigo nas pistas de corrida, Niki Lauda, interpretado pelo europeu Daniel Brühl. É a Fórmula 1, um esporte muito identificado com fãs europeus e latino-americanos, que chega agora com pompa e glória também ao cinema hollywoodiano.
Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)
- Dying: A Última Sinfonia - 5 de dezembro de 2024
- O Melhor Amigo - 3 de dezembro de 2024
- Pacto da Viola - 3 de dezembro de 2024
Dessa ligação toda, podia ter sido dito que em Homem de Ferro 2, Robert Downey Jr correu em um formula 1.