Paulo Henrique Fontenelle nasceu no Rio de Janeiro em 8 de dezembro de 1970, e desde pequeno demonstrou interesse pelas artes visuais. Sua relação com o cinema, no entanto, só foi dar seus primeiros passos muito tempo depois, ao produzir, dirigir, roteirizar e editar o documentário em curta-metragem Mauro Shampoo (2006), em parceria com Leonardo Cunha Lima, sobre um jogador de futebol do ‘pior time de todos os tempos’ que em toda a sua carreira fez apenas um gol e ganhava a vida como cabelereiro em Recife. Desde então tem investido em outros projetos documentais, como os bem-sucedidos Loki: Arnaldo Baptista (2008), premiado no Festival de Cinema Brasileiro de Miami, e Dossiê Jango (2013), indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Seu último trabalho a chegar às telas, no entanto, foi o elogiado Cássia Eller (2014), emocionante documentário biográfico sobre a cantora brasileira falecida em 2001. E foi durante o lançamento deste longa, que ainda segue em cartaz em muitas cidades, que o cineasta conversou com exclusividade com o Papo de Cinema e revelou seus filmes favoritos. Confira!

 

Qual seu filme favorito e por que?
Magnólia
(1999). É um espetáculo de direção, de utilização da trilha sonora, de montagem, fotografia e interpretação. O filme toca em temas muito importantes para mim e expandiu minha mente quando o vi. Quando o assisti no cinema, em 2000, eu estava desanimado e quase desistindo do cinema. Ver Magnólia me fez mudar de ideia e seguir adiante.

 

Qual filme recente que você viu e recomenda?
Dessa última leva de filmes ‘oscarizados’, gostei muito de Boyhood: Da Infância à Juventude (2014) e de O Grande Hotel Budapeste (2014), eram os meus favoritos. No ano passado estava torcendo por Ela (2013), que tem um roteiro genial. E recomendo também um documentário brasileiro muito bom chamado Democracia Em Preto e Branco (2014). Imperdível.

 

Se a sua vida fosse um filme, qual seria o título?
“Tudo Acontece em FontenelleTown”

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é publicitário, crítico de cinema e editor-executivo da revista Preview. Membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, filiada a FIPRESCI - Federação Internacional da Crítica Internacional) e da ABRACCINE - Associação Brasileira dos Críticos de Cinema. Enviado especial do Papo de Cinema ao Festival Internacional de Cinema de Cannes, em 2014.
avatar

Últimos artigos deRoberto Cunha (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *