_CASTANHAA Sala Redenção, em Porto Alegre, apresentará, entre os dias 05 e 09 de outubro, a Mostra Diversidade UFRGS. Na programação haverá duas sessões dedicadas a filmes universitários, bem como os já aclamados Castanha (2014), Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes (2013), e Favela Gay (2014). De segunda a sexta, nas sessões das 19h haverá sessão comentada com realizadores, atores e representantes da comunidade LGBT.

As sessões universitárias estão organizadas em dois grupos: uma delas, composta por curtas-metragens dos alunos do curso de Realização Audiovisual da Unisinos: Rotina Matinal (2009), De Que Lado me Olhas (2014), 00:00:01 (2014) e O Segredo dos Lírios (2012). A outra, é representada por filmes dos alunos do curso de Produção Audiovisual da PUC-RS: o curta-metragem Preliminares (2015), de Douglas Kothe, e o longa Cinco Maneiras de Fechar os Olhos (2013), de Filipe Matzembacher, Emiliano Cunha, Gabriel Motta Ferreira, Amanda Copstein e Abel Roland. Pretende-se, assim, propor um debate sobre as relações entre as universidades e a comunidade LGBT: no dia de exibição dos curtas da Unisinos haverá um bate-papo com os alunos Ana Carolina Azevedo e Patrick Arozi; já no dia de exibição da PUC-RS, o debate será com o mestrando Emiliano Cunha e com a aluna Bruna Foletto Lucas.

Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, dirigido por Bruno Polidoro e Cacá Nazário, é um road movie poético sobre a vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu. O longa, após percorrer um importante circuito de festivais, retorna à Sala Redenção especialmente para essa mostra. Após a sessão, haverá uma conversa com Polidoro e a professora da UFRGS Paula Sandrine Machado. O longa Castanha, dirigido por Davi Pretto, teve sua estreia internacional no Festival Internacional de Berlim de 2014. Híbrido de ficção e documentário, é estrelado pelo ator João Castanha, conhecido de peças de teatro, cinema e performances há mais de três décadas. Após a sessão de quinta feira, dia 08, haverá debate com o próprio Castanha e com a cantora Valéria Houston.

A sessão com debate de sexta-feira será composta pelo curta-metragem Nega Lu (2015), produzido pelo grupo Nuances e coletivo Catarse, e o longa Favela Gay, dirigido por Rodrigo Felha. O representante do grupo Nuances, Célio Golin, a cineasta Mirela Kruel e a pesquisadora de relações de gênero, Hayane Leotte, debaterão os dois filmes: o primeiro é sobre uma personalidade marcante da noite portoalegrense, enquanto que o segundo aborda a realidade da comunidade LGBT nas favelas cariocas e sua repercussão nacional e internacional.

(Fonte: Difusão Cultural UFRGS)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *