20240416 vidro fume papo de cinema 800

Antes de comprar ingresso e pipoca, nada melhor que conhecer um pouco mais sobre os personagens que irão constituir a trama do filme escolhido, certo? Pois bem, então a pedida, mais uma vez, é o especial Quem é Quem, no qual o Papo de Cinema entrega ao leitor um bocado de informações da carreira dos artistas envolvidos no projeto em questão e também detalhes sobre seu papel no enredo. O título da vez é Vidro Fumê, de Pedro Varela, coprodução EUA-Brasil que estreia nos cinemas brasileiros em 25 de abril. Na trama, vítima de um sequestro-relâmpago, a estrangeira Mary enfrenta o terror sob domínio de seus algozes no Rio de Janeiro. Paralelamente, uma jovem ativista lida com os assédios de um político corrupto. A obra, vale lembrar, é inspirada em crime real ocorrido na capital carioca em 2013. 

1. Ellie Bamber é Mary

Intérprete desde a infância, a atriz inglesa de 27 anos dá vida a uma garota “gringa” que sofre sequestro seguido de violência sexual em noite da capital carioca. O horror vivido por Mary, que se torna público rapidamente em função de sua nacionalidade, se torna símbolo da negligência do Estado para com os brasileiros menos afortunados. Antes de Vidro Fumê, Ellie já havia brilhado em Hollywood, com títulos como Animais Noturnos (2016) e Orgulho e Preconceito e Zumbis (2016) no currículo. Ademais, a artista foi condecorada no Festival de Orlando de 2018 por seu trabalho no drama High Resolution (2018).

20240424 ellie bamber papo de cinema 750

2. Mari Oliveira é Miriam

Também vítima de violências, Miriam vai de um ponto ao outro para representar as vozes silenciadas, situação que pode ser observada ainda nas cenas iniciais, quando um agente da lei a atende com total desinteresse enquanto ela está prestando queixa de agressão. Mulher negra, vinda da periferia, e consciente de seu direitos, ela é inspiração para mudanças sociais. A personagem em questão é vivida por Mari Oliveira, 26 anos. Nascida no Rio de Janeiro, Mari começou  sua carreira no teatro. No cinema, fez sua estreia com o suspense Mate-me Por Favor, premiado projeto lançado em 2015. Começou a se destacar no cenário cinematográfico nacional a partir de 2021, quando estrelou o fantasioso Medusa, pelo qual foi premiada no circuito de festivais.

20240424 mari oliveira papo de cinema 750

3. James Frecheville é Gabriel

E aqui temos outro nome estrangeiro compondo o time. O ator australiano encarna o namorado de Mary. Apaixonado pelo Brasil, Gabriel se apresenta como o popular estereótipo do gringo que gosta de surfar. Lamentavelmente, o jovem é obrigado a acompanhar as brutalidades vividas por Mary dentro de uma van. Antes da empreitada em questão, Frecheville já havia se destacado pelos dramas Reino Animal (2010) e Amor Sem Pecado (2013), além de ter atuado em episódios da cultuada série Peaky Blinders, em 2022, no papel de Jack Nelson.

20240424 james frecheville papo de cinema 750

4. Augusto Madeira é Azevedo

Esse é figura assídua do cinema nacional. Premiado em festivais como Brasília, Gramado e Cine PE, Augusto já venceu um troféu do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (por Bingo: O Rei das Manhãs, 2017) e foi indicado ao Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro (por O Clube dos Anjos, 2022). Aqui, Madeira vive o mais desprezível dos personagens do enredo. Na pele de Azevedo, apresenta o típico, e infelizmente normalizado, político envolvido com o submundo do crime organizado. Ao desenvolver e acobertar situações de violação da lei, ele é visto por Miriam como uma ameaça à plenitude das comunidades cariocas e também a sua integridade física.

20240424 augusto madeira papo de cinema 750

E aí? Se interessou? Pois saiba que, além dos citados, também estão no elenco Francisco Gaspar, Digão Ribeiro e Valentina Herszage. Por fim, fique com o trailer de Vidro Fumê:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *