Crítica


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Sinopse

Ao retornar à casa do pai após cumprir pena na prisão, John tem expectativas de recomeçar a sua vida em paz. No entanto, na comunidade local, o crime que ele cometeu nunca foi esquecido e tampouco perdoado.

Crítica

O Amanhã tem início com uma sequência em que seu protagonista se prepara para reencontrar um familiar com quem, aparentemente, não convivia há muito tempo. A tensão entre ambos, na cena seguinte, é notável, fidedigna ao tipo de situação que existe quando duas pessoas já perderam a intimidade de outrora. Porém, esse desconforto é apenas a superfície do problema, e quando repensamos essa passagem ao final, parece incorreto que tenhamos ficado tão indiferentes ao elefante na sala que os personagens estavam ignorando.

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Recém liberado de uma instituição de cárcere, John (Ulrik Munther) é levado de volta para casa e matriculado no colégio outra vez. Entretanto, seus colegas de classe e mesmo sua família não parecem confortáveis em recebê-lo de volta. Aparentemente incapaz de perdoar o jovem por um crime que se revela aos poucos, a comunidade ao seu redor passa a rejeitá-lo e puni-lo por sua recém adquirida liberdade. O que coloca os espectador em um conflito interessante: por um lado, é difícil não condenar o garoto, já que, de fato, o que fez foi horrível, mas por outro, sua fragilidade e exposição nos faz torcer para que parem com aquelas injustiças. Ou seja, O Amanhã constantemente confronta nossa própria civilidade, nos fazendo lidar da maneira mais justa possível com uma tragédia, sem que, com isso, nos corrompamos de forma criminosa.

Para tanto, o diretor Magnus van Horn assume um ponto de vista imparcial, mas que sugere “recortes” sobre aquilo que vemos. Fazendo uso de muitos planos longos e estáticos, o cineasta prefere colocar seus personagens emoldurados por portas e janelas, enquanto cenas inteiras se desenrolam num take só. E quando decide adotar outros movimentos com sua câmera, é sintomático que escolha “perseguir” cada uma destas figuras pelas costas, ou então observá-las ao longe, incitando a noção de que estão sendo vigiadas e visadas por todos ao redor.

A opção pela ausência de trilha também é um elemento angustiante na jornada de John, que, além disso, passa a adquirir mais machucados no rosto conforme sua realidade se torna mais repressiva. Com isso, é impossível que não se questione se a punição para um crime passional sejam atos violentos tão passionais quanto. E desse ponto de vista, Munther faz um excelente trabalho ao compô-lo como um jovem calmo e tímido que jamais acusa a selvageria da qual o culpam, tornando difícil para o espectador tomar partidos. O que, provavelmente, é de fato o objetivo do longa-metragem, já que tais sentimentos desafiam nossos impulsos pessoais e instigam aqueles que dizem respeito à saúde social.

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Apenas decepcionante devido ao desfecho, que se entrega a uma resolução fácil e óbvia, O Amanhã nos realoca em posicionamento durante quase toda sua duração, forçando o espectador a repensar suas verdadeiras razões para condenar ou torcer por alguém no mundo do lado de cá da tela. E que faça isso com tamanha facilidade e talento, já é mérito o suficiente para ser lembrado.

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é formado em Produção Audiovisual pela PUCRS, é crítico e comentarista de cinema - e eventualmente escritor, no blog “Classe de Cinema” (classedecinema.blogspot.com.br). Fascinado por História e consumidor voraz de literatura (incluindo HQ’s!), jornalismo, filmes, seriados e arte em geral.
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