O Festival de Berlim anunciou os primeiros selecionados à sua prestigiada mostra Panorama. E, para a nossa alegria, temos três documentários brasileiros na lista: Aeroporto Central, de Karim Aïnouz, Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi, e Bixa Travesty, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla.

Karim retorna à Berlinale após a exibição de Praia do Futuro, em 2014, com um filme sobre Al-Hussein, jovem sírio obrigado a morar durante um ano no aeroporto Zentralflughafen Tempelhof, na capital germânica. A coprodução Brasil/França/Alemanha é a primeira do cineasta cearense totalmente falada numa língua que não o português. A realização de Bolognesi registra a trajetória de um índio que se torna ex-pajé a partir do contato com o homem branco, embora continue tendo visões dos espíritos da floresta. Já o documentário de Goifman e Priscilla acompanha a cantora transexual Linn da Quebrada, que teve parte de sua história retratada em Meu Corpo é Político, além de fazer parte do elenco de Corpo Elétrico.

Cena de “Aeroporto Central”

O Festival de Berlim, um dos mais importantes do mundo, acontece em 2018 entre os dias 15 e 25 de fevereiro, na Alemanha. Vale lembrar que o Brasil já possui dois Urso de Ouro, o principal prêmio do evento. Em 1998, Central do Brasil (1997) sagrou-se o grande campeão – e Fernanda Montenegro foi eleita a Melhor Atriz, levando para casa o Urso de Prata. Exatamente dez anos depois, em 2008, Tropa de Elite (2007) repetiu o feito, garantindo a láurea máxima.

 

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *