Falta apenas uma semana para que o Festival de Cannes revele sua seleção 2020, em um ano completamente atípico. Sem edição presencial devido à pandemia de COVID-19, a ideia é que os filmes selecionados tenham exibições especiais em festivais espalhados pelo planeta, através de parcerias firmadas com outros eventos de cinema. Segundo Thierry Fremaux, diretor artístico do festival, a ideia é que a força de Cannes auxilie os filmes escolhidos nesta retomada dos cinemas, por mais que não haja uma premiação propriamente.

Desta forma, ao contrário da habitual seleção englobando competição oficial, Un Certain Regard e fora de competição, será divulgada uma única lista, com filmes que poderiam estar em quaisquer destas seções. Além disto, há a regra interna que tais filmes sejam exibidos nos cinemas entre junho e maio do ano que vem, não sendo possível que se recandidatem para a próxima edição de Cannes, que, estima-se, acontecerá em maio de 2021.

Em meio à expectativa sobre quais serão os filmes selecionados, a Variety adiantou algumas presenças que estariam confirmadas. Uma delas é The French Dispatch, novo trabalho do diretor Wes Anderson, que por um bom tempo esteve cotado para ser o filme de abertura do evento que ocorreria neste ano. Another Round, de Thomas Vinterberg, e Comes Morning, de Naomi Kawase, também estariam na relação, o que não seria propriamente uma surpresa visto que ambos os diretores são veteranos do evento.

Elisabeth Moss, Owen Wilson, Tilda Swinton, Fisher Stevens e Christoph Waltz em “The French Dispatch”

 

Com um elenco gigantesco que inclui dos novatos Timothée Chalamet, Jeffrey Wright e Elisabeth Moss às figurinhas repetidas Bill Murray, Jason Schwartzman, Willem Dafoe e Edward Norton, The French Dispatch trará um punhado de histórias que vêm à tona a partir de uma carta de amor aos jornalistas enviada a um jornal americano. Para se ter uma ideia da relevância do elenco, estarão no filme oito ganhadores do Oscar (Kate Winslet, Tilda Swinton, Adrien Brody, Christoph Waltz, Frances McDormand, Benicio del Toro, Anjelica Huston e Fisher Stevens) e mais cinco indicados à premiação (Murray, Dafoe, Chalamet, Norton e Owen Wilson). Ufa!

A expectativa é que The French Dispatch tenha sua primeira exibição pública no Festival de Toronto, já sob o selo Cannes 2020. O evento será um dos festivais onde haverá a parceria com Cannes, assim como San Sebastián, Nova York, Busan, Deauville, Angouleme e México. Não houve acerto com o Festival de Veneza, inicialmente também cotado.

Timothée Chalamet e Bill Murray em “The French Dispatch”

 

Maiores informações sobre a seleção 2020 do Festival de Cannes poderão ser conferidas em 3 de junho aqui mesmo no Papo de Cinema, após a coletiva concedida por Thierry Fremeaux e sua equipe.

LEIA MAIS:
Cannes terá sessões de filmes dentro de outros festivais, como Veneza e Toronto
Festival de Veneza 2020 confirma edição presencial em setembro
We Are One :: Festival online que reúne Cannes, Berlim e Veneza divulga seleção

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *