2016-oscar-acting-winners-papo-de-cinema

Foi uma distribuição equilibrada. Assim pode ser descrito o resultado do Oscar 2016, que dividiu seus prêmios entre quase todos os principais concorrentes – dos oito indicados a Melhor Filme, apenas dois – Perdido em Marte, o grande derrotado da noite, e Brooklin – ficou de mão abanando. O vencedor na categoria principal foi o drama jornalístico Spotlight: Segredos Revelados, e este resultado não pode ser considerado uma surpresa. Afinal, trata-se do longa mais premiado do ano pela crítica, além de ter ganho também o Independent Spirit, o Critics Choice e Screen Actors Guild Award – o sindicato dos atores, que representam a maior parcela dos votantes na Academia.

Spotlight: Segredos Revelados, no entanto, ganhou apenas duas estatuetas – Melhor Filme e Melhor Roteiro Original – exatamente os mesmos dois troféus recebidos por O Maior Espetáculo da Terra (1952), o último campeão do Oscar a se consagrar com apenas dois reconhecimentos, há exatos 64 anos! O mais premiado da noite foi Mad Max: Estrada da Fúria, vencedor em 6 categorias – Montagem, Design de Produção, Edição de Som, Mixagem de Som, Maquiagem & Cabelos e Figurino – porém todas técnicas. Já o filme que se deu melhor entre as principais foi O Regresso, com 3 prêmios: Direção (Alejandro Gonzalez Iñarritu, reprisando a conquista do ano passado, quando já havia ganho por Birdman), Ator (Leonardo DiCaprio) e Fotografia.

Pois DiCaprio, como esperado, ganhou seu troféu, assim como Brie Larson (Melhor Atriz, por O Quarto de Jack) e Alicia Vikander (Melhor Atriz Coadjuvante, por A Garota Dinamarquesa). A surpresa entre os atores ficou com Mark Rylance sendo reconhecido como Melhor Ator Coadjuvante, por seu desempenho em Ponte dos Espiões, superando o até então favorito Sylvester Stallone, que concorria por Creed: Nascido para Lutar. Outro resultado inesperado por Sam Smith ganhar como Melhor Canção Original por 007 contra Spectre, superando a composição de Lady Gaga e Dianne Warren para o documentário The Hunting Ground. Já os prêmios de Amy (Melhor Documentário em Longa-metragem), Filho de Saul (Melhor Filme Estrangeiro) e Divertida Mente (Melhor Longa de Animação) eram mais do que certos.

Equipe de Spotlight, premiado como Melhor Filme
Equipe de Spotlight, premiado como Melhor Filme

Por fim, foi bonito ver o reconhecimento, ainda que tardio, para o compositor italiano Ennio Morricone, finalmente premiado – após 6 indicações – como Melhor Trilha Sonora, por Os Oito Odiados. Da mesma forma, um dos favoritos ao prêmio principal – a comédia econômica A Grande Aposta – precisou se contentar apenas com o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado (merecidíssimo, aliás). Já o pequeno Ex-Machina: Instinto Artificial – filme que nem chegou a ser exibido nos cinemas brasileiros – ter ganho como Melhores Efeitos Especiais, derrotando os milionários Mad Max: Estrada da Fúria, O Regresso, Star Wars: O Despertar da Força e Perdido em Marte, foi um resultado que ninguém imaginava. Pelo jeito, a Academia ainda sabe como reservar algumas surpresas para os momentos mais inesperado! Confira a seguir a relação completa de premiados do Oscar 2016:

FILME: Spotlight: Segredos Revelados, produção de Michael Sugar, Steve Golin, Nicole Rocklin, Blye Pagon Faust
DIREÇÃO: Alejandro Gonzalez Iñarritu, por O Regresso
ATOR: Leonardo DiCaprio, por O Regresso
ATRIZ: Brie Larson, por O Quarto de Jack
ATOR COADJUVANTE: Mark Rylance, por Ponte dos Espiões
ATRIZ COADJUVANTE: Alicia Vikander, por A Garota Dinamarquesa
ROTEIRO ORIGINAL: Josh Singer, Tom McCarthy, por Spotlight: Segredos Revelados
ROTEIRO ADAPTADO: Charles Randolph, Adam McKay, por A Grande Aposta
FILME ESTRANGEIRO: Filho de Saul (Hungria)
FIGURINO: Jenny Beavan, por Mad Max: Estrada da Fúria
DESIGN DE PRODUÇÃO: Colin Gibson, Lisa Thompson, por Mad Max: Estrada da Fúria
FOTOGRAFIA: Emmanuel Lubezki, por O Regresso
MONTAGEM: Margaret Sixel, por Mad Max: Estrada da Fúria
TRILHA SONORA: Ennio Morricone, por Os Oito Odiados
CANÇÃO ORIGINAL: Writing’s on the Wall, de 007 contra Spectre
EFEITOS VISUAIS: Andrew Whitehurst, Paul Norris, Mark Williams Ardington, Sara Bennett, por Ex-Machina: Instinto Artificial
EDIÇÃO DE SOM: Mark A. Mangini, David White, por Mad Max: Estrada da Fúria
MIXAGEM DE SOM: Chris Jenkins, Gregg Rudloff, Ben Osmo, por Mad Max: Estrada da Fúria
MAQUIAGEM E CABELOS: Lesley Vanderwalt, Elka Wardega, Damian Martin, por Mad Max: Estrada da Fúria
CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO: Stutterer, produçãoo de Benjamin Cleary, Serena Armitage
DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM: A Girl in the River: The Price of Forgiveness, produção de Sharmeen Obaid-Chinoy
DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM: Amy, produção de Asif Kapadia, James Gay-Rees
CURTA DE ANIMAÇÃO: Historia de un Oso, produção de Gabriel Osorio Vargas, Pato Escala Pierart
LONGA DE ANIMAÇÃO: Divertida Mente, produção de Pete Docter, Jonas Rivera

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *