A Sessão da Tarde desta sexta-feira, 14, traz uma das histórias reais mais inspiradoras – e por muito tempo invisibilizadas – da era espacial norte-americana. Exibido às 15h40, logo após a reprise de Terra Nostra, o longa Estrelas Além do Tempo (2016) apresenta ao público as trajetórias de três mulheres negras que ajudaram a NASA a colocar o homem no espaço, enfrentando racismo, machismo e barreiras institucionais. Siga o fio e saiba mais!
SESSÃO DA TARDE: ESTRELAS ALÉM DO TEMPO
SINOPSE
Na Sessão da Tarde, acompanhamos Katherine Johnson (Taraji P. Henson), uma matemática prodígio contratada pela NASA nos anos 1960; Dorothy Vaughan (Octavia Spencer), supervisora não reconhecida oficialmente; e Mary Jackson (Janelle Monáe), aspirante a engenheira. Trabalhando no setor segregado conhecido como “computadoras de cor”, elas se tornam fundamentais para cálculos de órbita, engenharia aeronáutica e novas tecnologias – contribuindo diretamente para missões históricas, como o voo de John Glenn.

BASEADO EM HISTÓRIA REAL
Dirigido por Theodore Melfi, o filme adapta o livro-reportagem de Margot Lee Shetterly, que revelou ao grande público a relevância dessas profissionais, durante décadas apagada dos registros oficiais da NASA. A reconstituição histórica mostra tanto o rigor técnico por trás da corrida espacial quanto o cotidiano de segregação racial imposto pelo governo norte-americano antes da aprovação das leis de direitos civis.
EQUIPE, ELENCO E PRODUÇÃO
Com produção da 20th Century Fox e da Levantine Films, Estrelas Além do Tempo reúne, além das já mencionadas, Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons completando o time. O filme foi rodado em Atlanta, Geórgia, com um orçamento estimado de US$ 25 milhões, priorizando autenticidade na reconstrução de datas, ambientes e procedimentos da NASA.

IMPACTO
Exibido nos cinemas a partir de dezembro de 2016, o filme tornou-se um grande sucesso de público e crítica. Arrecadou US$ 236 milhões mundialmente, um número expressivo para seu porte de produção. Além disso, reacendeu debates sobre a invisibilidade histórica de cientistas negras, chegando a inspirar iniciativas educacionais nos EUA.
Estrelas Além do Tempo recebeu três indicações ao Oscar – Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer – além de ter sido premiado em diversas associações de críticos.
HISTÓRIA DE CORAGEM E RECONHECIMENTO TARDIO
Com 127 minutos de duração e classificação livre, Estrelas Além do Tempo é mais do que um drama biográfico: é um resgate histórico. Ao colocar em evidência mulheres apagadas pela narrativa oficial, convida o público a revisitar a corrida espacial sob uma nova perspectiva.
Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Campeões de Bilheteria :: Conheça a história real de Serena e Venus Williams com King Richard: Criando Campeãs, atração deste domingo (16/11) - 14 de novembro de 2025
- Temperatura Máxima :: Inteligência artificial, guerra e humanidade. Conheça Resistência, filme deste domingo (16/11) - 14 de novembro de 2025
- Supercine :: Simbolismos e crítica social. Relembre Nós, filme deste sábado (15/11) - 14 de novembro de 2025

Deixe um comentário