Sessão da Tarde :: História real do cãozinho de Sempre ao Seu Lado, atração de hoje (13/05), possui outros dois filmes. Saiba quais!

Publicado por
Victor Hugo Furtado

A Sessão da Tarde desta segunda-feira, 13, promete emocionar, mais uma vez, os telespectadores com Sempre ao Seu Lado (2009), história que conquistou o mundo ao unir lealdade, amor e despedida. Mas o que muitos talvez não saibam é que o longa escolhido para hoje é apenas uma das adaptações de um caso comovente que realmente aconteceu. Siga o fio e saiba mais!

SESSÃO DA TARDE: SEMPRE AO SEU LADO

Na Sessão da Tarde, seguimos o vínculo entre um professor universitário (Richard Gere) e um cão da raça akita, que ele encontra perdido em uma estação de trem. Com o tempo, o animal passa a acompanhá-lo todos os dias até a plataforma e a esperá-lo na volta do trabalho. Um dia, porém, o tutor não retorna e o cão continua aguardando no mesmo local.

HACHIKO: UMA HISTÓRIA INSPIRADORA

A trama é inspirada na história real de Hachiko, um cachorro que viveu no Japão nos anos 1920 e 1930. Após ser adotado por um professor, o animal passou a acompanhá-lo até a estação de Shibuya diariamente. Mesmo após a morte repentina de seu dono, Hachiko continuou indo ao mesmo lugar por quase uma década, até o fim de sua vida. O caso comoveu a população japonesa e se tornou símbolo de fidelidade canina. Aliás, até ganhou estátua, que ainda hoje é ponto turístico em Tóquio. Confira abaixo:

Sessão da Tarde: Hachiko

Antes do projeto hollywoodiano de 2009, o primeiro filme a retratar a história de Hachiko foi o japonês A História de Hachiko, lançado em 1987. A produção traz uma abordagem mais fiel aos acontecimentos originais e é ambientada no Japão do período entreguerras. Com um tom intimista e carregado de emoção, o filme mostra como a rotina do cão passou a tocar os moradores da região e, em seguida, de todo o país.

Sessão da Tarde: A História de Hachiko (1987)

Vale destacar a emocionante canção que é tema do longa de 1987. Esta faixa City Pop, na voz de Tetsuji Hayashi, é pouco conhecida no mundo ocidental. Confira abaixo (vale a pena!):

E, mais recentemente, a China lançou sua própria versão da história com o longa Hachiko: Para Sempre (2024), dirigido por Ang Xu. Estrelado por Feng Xiaogang e Joan Chen, o enredo adapta os acontecimentos para o contexto chinês, explorando os laços entre o protagonista e seu cão em meio às transformações sociais e urbanas do país.

Sessão da Tarde: Hachiko: Para Sempre (2024)

Gostou do conteúdo sobre a Sessão da Tarde? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br