Nem sempre é fácil distinguir entre plágio e homenagem. Às vezes a linha que separa ambos é bastante tênue. Mas, convenhamos, a premissa de um professor de secundário que vira traficante de drogas é por demais parecida com a de Breaking Bad (2008-2013), não é mesmo? Pois é isso que vêm apontando os espectadores da série egípcia Weld El Ghalaba (2019-), algo como Filho de Pobres, numa tradução livre. Lançada recentemente pela gigante pan-árabe MBC para coincidir com o mês do Ramadã, o programa é estrelado por Ahmed El Sakka, um grande nome do cinema egípcio, especialmente em papéis de ação. Mas, bastou a estreia para que pipocassem na internet comparações entre o protagonista e Walter White (Bryan Cranston).

LEIA MAIS
Breaking Bad :: Filme será sequência direta da série
Produção de Bia 2.0 é acusada de plágio. Diretor se defende
Diretor de Amélie Poulain acusa A Forma da Água de plágio

A trama de Weld El Ghalaba segue um homem egípcio vivendo no limiar da pobreza. Ele decide ganhar a vida honestamente com dois empregos: de dia é professor numa escola pública e à noite se transforma em taxista. No entanto, diante das despesas cada vez maiores e dos salários que não as cobrem, ele passa a integrar o nebuloso mundo do tráfico de drogas. Usuários do Twitter compararam até cenas e componentes bem semelhantes. Vejam, só:

Este usuário do Twitter escreveu: “Até as lesões deles são no mesmo lugar”, se referindo aos protagonistas de ambas as séries.

O diretor da Weld El Ghalaba, Rifqi Assaf, veio a público desde as manifestações na internet para defender sua produção e negar veementemente as semelhanças, referindo-se, inclusive, a uma das cenas mais discutidas, na qual os dois protagonistas ficam diante de uma mesa repleta de dinheiro: “Em Breaking Bad a cena é filmada com uma lente normal que mostra o dinheiro empilhado. Os personagens estão em um porão vazio, sem expressões em seus rostos”, escreveu ele no Facebook. “Por outro lado, em Weld El Ghalaba , eles estão dispostos a fim de demonstrar fraqueza. É também uma tomada de cima filmada com uma lente diferente”.  E aí, o que vocês acham?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *