O cineasta francês Jean-Pierre Jeunet acusou Guillermo de Toro de tê-lo plagiado em A Forma da Água. O criador de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) afirmou que a cena de Sally Hawkins e Richard Jenkins fazendo movimentos de sapateado, sentados no sofá, assistindo a um musical, foi “chupada” de Delicatessen (1991), no qual há dois personagens dançando, igualmente tentando sincronizar seus movimentos com os vistos na televisão.

Jeunet alegou ter confrontado Del Toro, dizendo ao mexicano que ele tem muita imaginação e talento, e que não precisaria roubar uma cena. Ainda segundo o francês, o colega teria respondido que ambos devem tudo a Terry Gilliam. “Mas é óbvio que ele roubou. Quando faz aquela cena do casal sentado, dançando com os pés, com uma comédia musical passando na televisão, é tão copiado de Delicatessen que cheguei a dizer para mim mesmo que isso é a maior falta de respeito”, sentenciou Jeunet.

Confira as duas cenas:

O francês ainda disse que várias pessoas o alertaram sobre similaridades entre A Forma da Água e Amélie Poulain. “Mas é copiado, acima de tudo, de Delicatessen. Mais embaraçoso é que a cena em questão não tem utilidade em A Forma da Água, ela é gratuita. Copiar o trabalho de outra pessoa por causa disso é triste”, completou Jeunet.

Del Toro ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

 

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *